COLUNA DO BIAL - PARTE II

*ESPAÇO TERCEIRIZADO E DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO COLUNISTA

EXODUS – BONDED BY BLOOD

O primeiro álbum do EXODUS é um daqueles discos que se não tivessem sido lançados talvez a história do thrash metal poderia ter saído pela culatra. Gravado em julho de 84 e produzido por Mark Whitaker “BONDED BY BLOOD” tornou-se um marco no estilo que dava seus primeiros passos na Baía de São Francisco.

A capa possui um desenho muito bem feito é assinada por Richard Ferraro(capa censurada nos E.U.A.) e traz dois meninos bebês grudados pelas costas sendo um de olhar demoníaco e o outro angelical, sintetizando bem o espírito do movimento e do título “grudados pelo sangue”!

O EXODUS-TEAM era formado na época por PAUL BALLOFF(finado) nos vocais, TOM HUNTING nas baquetas, ROB MCKINLLOP no baixo e GARY HOLT e RICKHUNNOLT os magos!! Este último substituía KIRK HAMMETT do METALLICA ex-membro original da banda.
O play abre com o som de um avião que lança uma bomba que é a faixa-título abrindo já com um hino para aquela geração. A faixa seguinte é o nome da banda e outro petardo obrigatório em todos os shows, é uma avalanche de peso rapidez e técnica. “AND THEN THERE WERE NONE” começa com vocais mais lento e daí parte para a correria e um coral de arrepiar os ossos nos refrões, “A LESSON IN VIOLENCE” é o que é todo o play e ainda seria o título de um disco ao vivo no ano de 97 “ANOTHER LESSON IN VIOLENCE”. “METAL COMMAND” tem uma introdução instigante e os solos dobrados das guitarras regem o andamento de todo o disco, “PIRANHA” é outra porrada que dá vontade de fazer mosh no sofá de tão clássica. “NO LOVE” traz um dedilhado de violão tocado por HOLT que nos dá a impressão sarcástica de que será uma “canção de amor” mas é outra pancada veloz e com paradinhas mortais em doses cavalares. “DELIVER US TO DEVIL” é outra que se tornou clássica pelas trocas de andamento com um refrão que te pega pelas orelhas já nos primeiros acordes, “STRIKE OF THE BEAST” fecha o play com todos os ingredientes já citados pois a estréia do EXODUS é um ataque é brilhante, perfeito e devastador!!! “BONDED BY BLOOD” foi recentemente regravado sob o nome de “LET THERE BY BLOOD” com ROB DUKES nos vocais, LEE ALTUS em dupla com HOLT e JACK GIBSON no baixo, TOM ainda é o baterista. “BONDED BY BLOOD” foi tão importante para a época que a “nova geração do thrash” na Califórnia possuiu uma ótima banda com o mesmo nome e gravaram “FEED THE BEAST” e os moleques prometem o álbum é espetacular!!!

Um justo prêmio a uma banda que ainda hoje continua gravando discos clássicos e que nunca se vendeu a outros estilos como alguns de seus vizinhos da famosa e inesquecível BAY AREA!!!



Hail Thrashers
Bial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TÚNEL DO TEMPO: VH EM POA, 1983!

POA CUP / REGRA GAÚCHA

VENDO CHUTEIRA LOTTO!