REGRA GAÚCHA: COMO JOGAR, PARTE I

Em alguns núcleos de futebol de mesa de Porto Alegre e região metropolitana muito se tem discutido nos últimos dias acerca de itens e alterações a serem feitas e/ou discutidas na REGRA GAÚCHA, tudo com o suposto pretexto de viabilizar e facilitar a compreensão da mesma e do jogo, propriamente dito. 

No entanto, antes de analisarmos se tal determinação ou peculiaridade da regra está certa, errada ou não aplicada, me parece importante verificar se realmente estamos jogando corretamente tudo o que dispõe a REGRA GAÚCHA oficial e atual, No meu entendimento muitas dúvidas são geradas por interpretações equivocadas e/ou inobservãncia de quesitos e itens importantes para evitar anti-jogo e o uso inadequado de algumas situações.

A partir de hoje tentarei, através de posts específicos, esclarecer e demonstrar claramente o que dispõe a regra e a maneira como entendo deveria ser jogado o futebol de mesa nessa modalidade específica, denominada, consolidada e oficializada pelo uso e costume como REGRA GAÚCHA.

Para "abrir os trabalhos", por assim dizer, trago um tópico simples, sem maiores dificuldades, mas que em muitas associações e em muitos jogos não é observado pelos botonistas, seja pela prática equivocada ou pelo simples desconhecimento do modo correto de se fazer a jogada. O tópico de hoje é sobre a SAÍDA DE JOGO.

A saída de jogo deverá ser executada utilizando-se o centroavante e um dos meias, obrigatoriamente, e nenhum deles pode queimar a linha do meio campo inicialmente. Quando do primeiro toque, o botão impulsionado e a bola devem permanecer dentro do círculo central, sem queimar a linha divisória(vide foto ilustrativa) e, no segundo toque dado pelo outro botão, a bola deve sair do grande círculo.
(Correto: 1° toque, botão e bolinha totalmente dentro do círculo)
Abaixo reproduzo a parte da REGRA GAÚCHA que trata deste assunto, regra que pode ser encontrada pelos interessados no site da LIGA GAUCHA DE FUTEBOL DE MESA( http://www.ligagaucha.com.br/ ). Por hoje erá isso e até o próximo item da regra!! Abraços e bons jogos.
---
"DA SAIDA DE JOGO
Artigo XVIII – Constitui saída de jogo, os dois lances iniciais e consecutivos, feitos na direção do campo adversário.

§ 1º – O técnico que tiver o direito de saída de jogo, deverá deslocar o centroavante e um dos meias, colocando-os em posição tal que os mesmos sequer toquem a linha divisória.

§ 2º – Um deles dará o chute inicial em direção ao campo adversário devendo ,obrigatoriamente, a bola e o botão permanecerem totalmente dentro do grande círculo central. O outro será obrigatoriamente o executante do segundo e último lance de saída de jogo, saindo, então, a bola do círculo central maior.

§ 3º – Caso não ocorra o que diz o parágrafo anterior, o Juiz determinará uma nova saída de jogo, até o máximo de duas vezes e não sendo a jogada novamente executada corretamente, será considerado falta técnica.

§ 4º – Na saída de jogo a bola deverá estar exatamente no centro de sua circunferência.
Artigo XIX – Após os dois lances iniciais e consecutivos de saída de jogo, cada técnico terá direito a somente um lance por vez, salvo quando houver infrações ou ocorrências.

§ Único – Será vetado o arremesso a gol nos dois lances de saída de jogo, assim como cavar lateral, escanteio ou qualquer outro tipo de infração ou ocorrências."

Comentários

  1. Grande iniciativa. Pretendo divulgar o máximo que puder para que esta nova coluna seja parada obrigatória para reunir discussões sérias acerca da RG. Ao menos para aqueles que realmente querem dialogar.
    Quantos aí sabiam que o botão que dá o primeiro toque TB não pode queimar a linha do grande círculo?
    Abraços!
    Roberto Amorim

    ResponderExcluir
  2. Valeu o apoio, Roberto!

    Realmente a leitura atenta da REGRA pode surpreender. Tem detalhes que farão muita diferença quando de conhecimento de todos.

    A idéia é esclarecer e dar publicidade, de forma que todos joguem e usem a REGRA GAÚCHA da mesma forma.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Boa Felipe, vai agregar muito para a RG..

    ResponderExcluir
  4. O Cabelo não concorda ctg Felipe, parece que tu ta errado e ele vai trazer o jeito certo de se dar a saída hehehehehehehehe é uma figura esse negão ta todo mundo errado menos ele hehehehehehe........

    Budaaaaa

    ResponderExcluir
  5. Buda, o Cabelo é um "guri" bom, só tá em processo de adaptação. rsrsrsr
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. dar a saída para alguns é a especialidade, de tanto praticarem em campeonatos....

    ResponderExcluir
  7. GRANDE INICIATIVA MEU VELHO E BOM AMIGO,
    POIS PODE CONTAR COMIGO PARA O PRECISAR.

    VIAMÃO ESTA SEMPRE JUNTO.

    ABRAÇO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TÚNEL DO TEMPO: VH EM POA, 1983!

VENDO CHUTEIRA LOTTO!

LIGA GAÚCHA FM: CALENDÁRIO 2023!