QUE VENHA A COPA FARROUPILHA 2011!

Que venha a Copa Farroupilha!
Jorge Coelho – 31 de março de 2011

A partir deste final de semana – se São Pedro quiser – iniciaremos uma nova jornada rumo a um título inédito, o da Copa Farroupilha. Parece-me que este ano será uma competição mais difícil, pois ainda que seja a mesma fórmula de outros anos, eu tive a informação de que alguns times virão muito reforçados em relação a última edição. Mas nada disso é novidade, uma vez que há um crescente interesse neste campeonato, e o número de times que irão disputá-la cresceu, se eu não me engano.

A novidade, na realidade está dentro de nossa estrutura. Disputei como jogador este torneio quando nosso objetivo como instituição não ia além de um time de amigos. Mesmo sendo a escalação composta por critérios técnicos, em inúmeras edições lembro-me de jogar machucado por não ter reservas, pois com o tempo de competição os jogadores iam desistindo, sem falar nas contusões e suspensões por cartão que aconteciam durante o evento.

Também não mais é novidade o fato de que nos últimos anos tenhamos direcionado não uma maior atenção, mas uma algo especial para este torneio. Procuramos dar um direcionamento técnico dentro de campo somado a nossa já relativamente satisfatória estrutura, e obtivemos neste período alguns resultados muito animadores: dois vices campeonatos, terceiro, quarto, e por aí vai. Posso quase afirmar que na maioria das vezes ficamos entre os quatro ou seis melhores nos últimos anos, com alguma exceção de um ano menos feliz, obviamente.

Porém, em 2011, o Bazar apresenta-se assessorado por uma subcomissão especialmente criada como apoio à gestão do futebol. Mantém-se uma estrutura técnica independente, que está voltada para os resultados de campo e elenco, sob a coordenação técnica do Felipe. E esta subcomissão além de agendar com os atletas e sugerir nomes, contribui com os aspectos administrativos da competição, o que deixa os jogadores (além de suas responsabilidades mínimas fora de campo) totalmente voltados para dentro das quatro linhas, também participa com sugestões importantes no aspecto estratégico.

Além disso, considerando os aspectos técnicos aos quais eu tive acesso, e em comparação aos últimos grupos, acredito que montamos um time muito competitivo, com diversas opções para muitos setores, com jogadores versáteis que podem render bem em mais de uma posição. Não me recordo de outro ano em que uma base do time para o campeonato jogou várias partidas antes do campeonato, o que nos dá maiores chances de apresentarmos um bom conjunto já na nossa estréia.

Meu recado é o de otimismo. Otimismo embasado em todos os motivos acima elencados. Acredito que estejamos, muito acidentalmente é verdade, chegando a consumação de todo um processo de mudanças que ocorreram durantes os últimos anos. O Bazar está forte para este campeonato e eu acredito que nós possamos sonhar com a disputa de mais um título. Mas comecemos devagar, passo por passo, jogo a jogo. E quem sabe, já com um excelente resultado em nossa estréia.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TÚNEL DO TEMPO: VH EM POA, 1983!

VENDO CHUTEIRA LOTTO!

LIGA GAÚCHA FM: CALENDÁRIO 2023!