14a. FARROUPILHA: BM 1 X 0 GAUDÉRIO


Primeira Vitória, tchê!
Jorge Coelho - 09 de abril de 2011

Já nesta segunda rodada, vencemos. Contra um Gaudério que vinha de vitória sobre o super campeão Corinthians, havia aquela expectativa de como jogaria um adversário que bateu o atual campeão na primeira rodada e também qual seria nossa atuação, após estrearmos com um empate de gosto amargo face as diversas chances desperdiçadas pelo Bazar.

Infelizmente perdi os 15 minutos iniciais por conta do esquecimento da identidade do Bonds que acabou por me alterar a rota. Por conta disso o Felipe não pôde repetir a mesma escalação. Saímos jogando com Diego, Breno (o Filipe se atrasou), Roger, Igor e Traka; Alberto, Gerson, Pequeno, Douglas e Morin; Bon Jovi. Estavam presentes no banco Filipe, Fernando, Edo, Márcio, Bonds, Lookbee, Adrion e Ninja.

Ao chegar, facilmente percebi a pressão do Bazar, que atacava e o Gaudério rebatendo como podia a bola de sua intermediária. Mas ainda que tivéssemos muita posse de bola, não chutávamos. Parece que nosso time ainda conduz muito a bola excessivamente, haja vista que não concluímos, até aos 24 minutos, uma bola relativamente perigosa. Abaixo um resumo com a pontuação do tempo de jogo:

• 24 minutos: Perdemos excelente chance por não chutarmos a gol. Trabalhamos bem a bola, mas acabamos por não concluir e a defesa rebateu. • 28 min: Contra ataque perigoso do Galdério, chute para fora. • 27 min: Bon Jovi chuta a gol, mas sem perigo. • 28 min: Novamente Bon Jovi, chuta fraco, o goleiro defende. • 32 min: Quinhos... Márcio?! Rápido tumulto no banco de reservas. • 33 min: Igor perde gol feito, ao tentar colocar uma bola, frente a frente com o goleiro adversário. • 34 min: Diego é driblado, mas o atacante demora a concluir e o gaudério perde uma chance incrível. • 36 min: Bazar está instável neste momento, e o Breno acaba por fazer falta dura e leva o banco a loucura, porque poderia ter sido expulso, pois já havia sido advertido com o cartão amarelo. O juiz é generoso. • Voltamos a tocar a bola, e quase que o Gerson marca, em chute pelo meio. • 44 min: O Igor reclama de lançamentos diretos feitos como forma de puxar ataque. Com razão. • 45 min: Lançamento nas costas do Traka. Nem ele nem o Breno estavam posicionados, bom contra ataque do Gaudério que acaba com chute para fora. • 46 min: Fim do primeiro tempo.

Seria um “deja vu”? O Felipe faz uma alteração para o segundo tempo. Eu não posicionaria o Gerson na lateral direita, como foi feito. Faria uma troca simples do Filipe no lugar do Breno, pois havia um corredor pela direita do nosso ataque.

Começamos o segundo tempo em cima do adversário. Mas não chutávamos no gol. Alberto aos 4 minutos chutou de fora da área, mas muito alto. No primeiro ataque deles, bola na trave do Diego. O jogo ficou algo equilibrado no início do segundo tempo, porque eles continuavam a contra atacar, apesar de terem tirado de campo o atacante perigoso camisa 99 se não me engano. Segue seqüência resumida nesta etapa:

• 05 min: Bola na trave, quase gol deles. • 06 min: Novo ataque do Gaudério: jogo igual neste momento. • 08 min: Boa trama do Bazar, Gerson perde boa chance. Na seqüência Igor, na cobertura, desarma ataque perigoso. • 09 min: Novamente chutamos de fora da área: Douglas, longe do gol. Logo depois fizemos boa jogada com o Pequeno com nova conclusão ruim, bola muito alta. • 14 min: Continuamos sem articular melhor a bola, novamente chutamos da intermediária, mas a conclusão do Morim também não foi boa, bola foi muito longe. Logo depois o gaudério chutou com perigo. • 18:25 min: Gol do Bazar! Duas vezes de cabeça, na segunda tentativa o Bon Jovi novamente guardou, após bom cruzamento do Pequeno. • 28 min: Traka chutou com muito estilo e a bola bateu na trave. • 33 min: Tive a nítida impressão de penalidade feita pelo Igor. No banco a impressão foi essa. Juiz deu tiro de meta. • 35 min: Perdemos boa chance e na volta, ataque do Gaudério, cruzamento na área, Roger falhou, mas felizmente atacante furou em bola: tiro de meta. • 36 min: Paramos de tocar a bola, surge receio de novo empate. Gaudério cruza a bola após falta do lado esquerdo de nossa defesa. Diego não saiu, quase deu rebote, lance perigoso. • 44 min: Bonds passou para o Márcio perder gol feito, sozinho. Parecia sonolento em campo. • Fim de jogo.

Bazar vence. Três pontos importantes. Vencemos. Foi muito importante não termos cedido o empate. Afinal, certamente estaremos no final desta rodada entre os primeiros. Talvez ainda haja tempo para seguirmos dando espaço a este time que vem começando os jogos, uma vez que na medida em que estes vão acontecendo, é natural que alguns jogadores soltem-se, e melhorem seu rendimento. Quase sempre times com bom entrosamento vão mais longe nas competições, pois é um fator muito importante. Mas há alguns pontos que não estão claros e que estão começando a me incomodar. Um deles é o fato de nosso time em grande parte do tempo utilizar-se da tão falada ligação direta para puxar ataques. Posso interpretar isso como ansiedade momentânea, de acordo com o momento no jogo. Porém, quando penso que temos abdicado de jogar com dois atacantes, intuo que não poderia ser assim e que precisa urgentemente ser corrigido. Será que nossa saída de bola, que passa hoje pelo Alberto, Gerson e Douglas, não está precisando que estes tenham maior movimentação quando temos posse bola atrás da linha de meio de campo? E porque isto ocorre com maior freqüência no segundo tempo? Acho que o Alberto pode estar perdendo rendimento na segunda etapa e por diminuir sua movimentação, apresenta-se com menos imposição para sair com a bola e temos optado por lançamentos longos, diretos para o ataque.

Outro ponto que me preocupa é que estamos modificando nossa maneira de atuar imediatamente quando fazemos um gol. Parece que o time confunde valorização da posse de bola com abdicação de seguir atacando. Não foi diferente hoje, tivemos um momento muito instável quando fizemos o gol, e no final foram eles que estavam buscando o jogo e nós contra atacando, mas sem muita decisão. Precisamos corrigir nosso posicionamento nas bolas cruzadas na área. Isto é um defeito nosso antigo. E melhorar muito nossa pontaria. Para chutarmos de média e longa distância devemos pelo menos, acertar a goleira. Nossos chutes foram muitos, porém para muito longe do gol. E não podemos mais perder gols fáceis. Isto pode ser a diferença entre vencer ou perder a partida.

De resto, o time inteiro está de parabéns. Acho que podemos seguir amadurecendo nosso modo de jogar, procurando aproximarmos mais uns dos outros, principalmente no meio de campo, valorizando mais o fato de termos cinco jogadores nesta parte do campo. A vitória foi justa, mas poderíamos (e deveríamos) ter vencido de forma mais convincente. Perdemos gols, e isto se mostra quase sempre fatal em campeonatos longos, que serão mais na frente decididos, muitas vezes, por detalhes como saldo de gols e gols pró. Podemos vencer sem tanto sofrimento para quem está do lado de fora.

Continuo achando que temos um excelente grupo. Os cartões já começaram a se acumular, e vamos precisar de todo mundo presente nas partidas. Este recado é para aqueles que foram hoje e não entraram em campo. A hora de vocês vai chegar, e contamos com todos. O Ninja, experiente jogador, não entrou na última partida, e hoje pôde mostrar toda a sua utilidade em três lances em que participou. Isso é um exemplo para todos que estão no grupo. Todos terão oportunidades, pois a caminhada é longa e muito exaustiva.

Parabéns ao Bazar pela vitória de hoje!

*(Galera foi almoçar no total para celebrar a primeira vitória na Farroupilha'11)

Comentários

  1. Valeu Coelho, sempre muito bom ter o registro dos acontecimentos feito por quem está com outra visão.

    Achei uma atuação consistente do BM e ainda estou na dúvida se o time adversário era frágil ou nosso time foi muuuito superior.

    Tivemos o controle do jogo durante quase os 90 minutos e realmente pecamos nas finalizações deixando o jogo tenso até o final em função do escore mínimo, sempre muito perigoso. Temos que materializar nosso domínio e este é um desafio a ser vencido, pois é o segundo jogo em que deixamos a desejar neste aspecto.

    De qualquer forma vejo muitos pontos positivos, especialmente fora do campo. Foi uma vitória do grupo, dos que sairam jogando, dos que entraram depois, dos que não entraram e dos que estavam lá apenas para apoiar. Clima de união e harmonia como há muito não se via no BM. Parabéns ao BM e que venha o próximo!

    Obs.: Com relação a substituição referida eu optei por retirar o Breno, que já tinha amarelo, e deslocar o Gerson justamente para aproveitar aquele espaço. Gerson estava muito bem no jogo, com chegada forte na frente, e eu queria colocar o Bonds no meio, outra peça importante do time e que estava no banco por falta de documentação. Na verdade não foi uma troca simples de lateral, a entrada do Bonds foi o fator decisivo. Flwww

    ResponderExcluir
  2. Ficou bem narrado o fato acontecido aos 32min do primeiro tempo, muito bem.

    É uma pena que o Coelho ceda à censura do Felipe Roberto Marinho.

    FORÇA BAZAR !!!

    ResponderExcluir
  3. Incrivel ainda ter o que comentar nestes posts, pois eles são enormes e destacam cada minimo detalhe, e agora pra minha surpresa ainda houve censura, bá se não houve seriam 2 paginas deste post, demaissss!

    ResponderExcluir
  4. CoelhoJorge disse:
    interessante tuas observações. A dúvida que temos sobre como estamos de fato (nosso mérito maior ou menor poder competitivo do adversário) será sanada na seqüência. Mas concordo que estamos muito bem, dentro e fora de campo. Quanto ao Quinhos, gostaria de te informar que contratei um advogado para defender meu direito de imprensa. Talvez consiga reverter a censura.
    Era isso!

    ResponderExcluir
  5. Vocês(Quinhos e Coelho) não esclarecem e o pessoal acaba não ententendo e achando que editando as colunas.

    Eu nunca editei texto enviado... eles são postados como chegam, sem nenhuma alteração.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Imagine se fosse o Kverna narrando os fatos...

    ResponderExcluir
  7. Pra ti ver macaco, nem sou eu, cara isso esta ficando até chato, no bazar apareceu um FAKE que por momentos pensaram ser eu, em tempo concluímos que se trata apenas do meu ERMÃO e agora isso, posts e comentarios enormes, assim não dá, ISSO TEM QUE TER FIM, diga não aos FAKES!! Bj pa ti Macacoooo!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ao time do Bazar!!

    O sapão ta certo esse resultado aí!?

    hehehehe

    Abraçaummm

    Budaaaaaa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TÚNEL DO TEMPO: VH EM POA, 1983!

VENDO CHUTEIRA LOTTO!

LIGA GAÚCHA FM: CALENDÁRIO 2023!