XV PRAIANO - RESUMO FINAL

Infelizmente não foi possível dar sequência ao “passo a passo” direto de TORRES-RS, seja por falta de tempo disponível ou pelas eventuais dificuldades de conexão através do wi-fi do Hotel. De qualquer forma cá estamos para os relatos finais do XV PRAIANO DE FUTEBOL DE MESA/REGRA GAÚCHA, realizado neste último final de semana.
(Pelotão da tarde na 1a. fase em busca de classificação..)
Encerrada a primeira fase no sábado, as 19h, a noite ficou reservada para a comemoração do aniversário do Clóvis Pavão, atual presidente da Liga Gaúcha de Futebol de Mesa. O aniversariante convidou todos os botonistas, familiares e amigos hospedados no Hotel Farol para saborear um churrasco com salada de tomate, cebola assada, salsichão, pão, costela, maminha, lombo de porco e, evidentemente, bolo de aniversário. Mais uma vez contando com o apoio do Tonico, que disponibilizou a churrasqueira da cozinha do Hotel, a turma se reuniu em grande número para confraternizar, brincar, cantar os parabéns e desfrutar de um belíssimo churrasco assado pelo Clóvis com o auxílio do Geraldo.
(Clovis e Geraldo assando a carne p turma...)
(Pessoal em massa celebrando o aniversário do Clóvis...)
Depois do churrasco o pessoal ficou pela área das mesas, circulando, bebericando, fazendo negócios, "lambendo" muita camada e jogando amistosos. As horas iam passando a o pessoal continuava por ali, sendo que os mais resistentes mais uma vez ficaram até as 6h da manhã, subindo para os quartos apenas quando o sol nascia. Destaque para a rodada de torradas elaboradas pelo Krás com o auxílio da Sabrina, esposa do Ricardinho, uma alternativa encontrada para aplacar a fome depois de tentarem em vão encontrar alguma tele entrega de xis aberto. Noite muito divertida e cheia de momento especiais como as disputas de chutes difíceis, a leitura dos comentários anônimos no blog, os apelidos novos, a busca de mais latinhas de cerveja na madrugada, as discussões acerca de questões da regra, da bolinha e etc etc etc.  
 (Paraíso para os "lambedores".. negócios, negócios...hehehe)
No sábado pela manhã se pode perceber os efeitos de duas noites de pouco sono e algum abuso do álcool em certos participantes, seja pelo humor ou pela demora em descer para o café da manhã dentro do horário programado. hehehe Com relativa demora, tudo em função da organização do espaço para acomodar as 12 mesas necessárias para a série ouro e outras 3 para a série prata, tivemos um divertidíssimo sorteio de brindes ofertados pelos nossos amigos e parceiros, ou seja, BAZAR MIMO, HOTEL FAROL, UNIFICADO, PAULO POLÍCIA BOTÕES e LUIZ FERNANDO BOTÕES. Aos apoiadores deixo, mais uma vez, o registro e agradecimento especial pela gentileza e lembranças ofertadas. Valeu!!
 (Domingo pela manhã, 2a fase começando..)
Bola rolando!! A segunda fase previa 6 grupos de 4, classificando os 2 primeiros de cada grupo, mais os 4 melhores terceiros colocados, no geral, ou seja, computando os pontos desde o começo. Com jogos disputados em altíssimo nível chegamos ao final da manhã com 16 classificados para as oitavas de finais, estas disputadas na parte da tarde e com os seguintes confrontos e resultados, a saber:
--
Felipe 2x1 Vicente*
Rafael Menega* 1x0 Nelson Menega
Thiago Bressani* 3x0 Geraldo
Chico Bento* 0x0 Luis Fernando Scherer
Clóvis* 0x0 Biguá
Ricardo Bernardes 0x1 Buda*
Josias* 0x1 Bodur
Ricardinho* 1x3 Vinícius
*(vantagem do empate por melhor campanha geral)

Nas quartas de finais e semi finais os confrontos e resultados foram estes:
--
Felipe 0x0 Vinícius*
Rafael Menega 0x3 Buda*
Thiago Bressani* 0x0 Clóvis
Chico Bento* 1x3 Bodur
---
Semi final:
Vinícius 0x2 Thiago Bressani*
Buda* 0x0 Bodur
---
Ao mesmo tempo a Série Prata, coordenada pelo Caverna, foi sendo disputada no sistema de mata-mata, com os interessados que foram eliminados na primeira fase jogada no sábado. Depois de alguns confrontos chegaram para a grande final o Eduardo Krás, que eliminou nada mais que o grande Julio Costa, e o Valter, que eliminou nos pênaltis o seu parceiro de Grêmio Náutico União, Roberto Amorim. Na final da Série Prata Krás venceu Valter pelo placar mínimo e levou a taça de campeão, merecidamente.
 (Krás conseguiu achar um gol e levou a PRATA p casa..)
Pela Série Ouro, a grande final colocou frente a frente dois botonistas da nova safra e já acostumados a grandes decisões. Apenas para ilustrar a categoria dos finalistas lembro os leitores que Thiago já decidiu um Estadual e este ano mesmo venceu o Torneio de Aniversário de Porto Alegre, enquanto Buda também apresenta um currículo vencedor, com um  título de Aniversário de Porto Alegre e um Praiano nas costas. Promessa de grande jogo!! A final foi o único jogo que não previa nenhum tipo de vantagem, ou seja, alguém teria que vencer a disputa, seja no tempo normal, na prorrogação ou nas penalidades. Após um jogo sem muitas alternativas e/ou chances de gol, na prorrogação Thiago conseguiu em jogadas trabalhadas pelos lados do campo no mínimo duas grandes chances de abrir o marcador e não teve sorte nos disparos, sendo que um explodiu no meio do goleiro pouco antes do relógio tocar. Nas penalidades Buda teve melhor pontaria e precisão e arrebatou sem segundo PRAIANO, este de forma invicta, e pode comemorar com méritos mais este grande título. Parabéns!!!
 (Final e decisão de 3° e 4°, da Série Ouro...)
Para terminar tivemos o tradicional encerramento oficial e premiação, onde com a atenção dos presentes, infelizmente alguns participantes já tinham partido em função do deslocamento para casa e outros compromissos, foi possível agradecer a todos os parceiros envolvidos e colaboradores. Fotos, brincadeiras novamente e a certeza de que tudo transcorreu da melhor forma possível, sem nenhum atrito nas mesas, nenhuma discussão mais acirrada, mesas em perfeito estado para o desempenho da turma e muita qualidade técnica nas 4 linhas.
(Ouro: Rafael, Buda, Thiago, Vinícius, Bodur e Chico Bento)
 (Prata: Julio Costa, Krás, Valter e Roberto "Fred" Amorim)
Foi o primeiro PRAIANO realizado neste modelo, com convites pessoais, vagas limitadas e sem abertura de inscrição para o público e geral. As críticas foram muitas, pesadas e muitas vezes de forma anônima, mas todas encontrando um adversário muito forte, que foi o sorriso e a satisfação daqueles que puderam conferir um PRAIANO mais light, mais organizado, com mesas adequadas, tabela prévia e uma turma animada e disposta a conviver num ambiente descontraído e familiar. Foram muitos os que estiveram por lá com esposas, filhos e amigos, num final de semana de tempo aberto e lindo, dando um charme ainda maior ao nosso evento.
 (Mesa da organização sempre muito requisitada...)
Assumi os riscos de uma decisão que não foi bem recebida por alguns, mas tenho certeza que os benefícios foram maiores e o bem provocado para os mais de 60 presentes e para a regra gaúcha de uma forma geral, validam e comprovam que foi uma boa medida. Não ouvi uma vírgula de reclamação dos presentes, ao contrário, estão todos satisfeitos e contentes por terem participado do XV PRAIANO, talvez o melhor realizado até hoje. Deu muito trabalho, muito mesmo, mas sozinho ninguém faz nada, razão pela qual faço questão de agradecer mais uma vez os parceiros do nosso evento: HOTEL FAROL, BAZAR MIMO, COPYSTATION, UNIFICADO, MULTTI MARKETING & PROMOÇÕES, PAULO POLÍCIA BOTÕES, LUIZ FERNANDO BOTÕES, CANOAS FUTMESA, BUDA TRANSPORTES, SAPT-ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA PRAIA DE TORRES, EVERSON CAVERNA, DAIAM e GERALDO GIRARDI.

Por fim, meus agradecimentos aos participantes, todos comprando uma nova idéia de PRAIANO, engajados num único propósito de passar um final de semana agradável entre amigos, jogando botão, passeando e desfrutando da estrutura disponibilizada pelo Hotel e beleza natural de Torres. Obrigado por cumprirem os horários, pela educação e respeito as regras do jogo, ao regulamento e ao próximo.

2014 ainda é um sonho distante, mas se possível tentaremos um XVI PRAIANO ainda maior e melhor. Quem sabe, não é mesmo? Até lá!!
---
CLASSIFICAÇÃO OFICIAL XV PRAIANO/2013
--
SÉRIE OURO:
Campeão: Buda
Vice-Campeão: Thiago Bressani
3° Lugar: Vinícius
4° Bodur
5° Chico Bento
6° Rafael Menega
---
SÉRIE PRATA:
Campeão: Krás
Vice-Campeão: Valter
3° Lugar: Julio Costa
4e Roberto Amorim

Comentários

  1. É realmente uma competição diferenciada......
    E que gosto muito de ganhar e continuarei gostando hehehehehehehehehehehehehehehehe

    Parabéns pela construção de um projeto tão forte felipe...
    E parabéns a todos que colaboraram para que pudesse acontecer.....

    Nunca tinha visto em uma competição da regra gaúcha, tanta confraternização como teve neste praiano, todos querendo ganhar, mas ninguém querendo passar por cima de ninguém.

    Abraço e que venha o XIV....
    E que eu ganhe de novo hehehehehehehehehehe

    BUDAAAAA


    ResponderExcluir
  2. XVI, Buda. O XIV o Vinícius já levou p casa... rsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Ta certo.....mas podia ter deixado passar está, mas não consegue neh, tem que cornetia....tah looooooooooooooooooooooooko esse Sapo.....

    ResponderExcluir
  4. Como espectador do Praiano pela 4a. vez seguida,confesso que esse fora o primeiro do qual me senti realmente em harmonia com o clima de camaradagem ali criado pelos competidores.Não lebro de ter ficado acordado na madrugada de Sexta para Sábado até as 3h da madruga bnisbilhotando e auxiliando na organização das mesas no salão do hotel(do qual o editor ignorou minha contribução,pequena é verdade,na organização do espetáculo,mas tudo bem...)nas edições anteriores.Com uma excessão ou outra,nas gozações e brincadeiras,fora muito bacana vivenciar,participar daqueles momentos.

    Aliás,não lembro de Praiano do qual tantas supresas agradáveis,não só fora,como dentro das mesas tenham se manifestado como nessa edição de 2013,tanto na série Ouro como na Prata.Parabéns ao sr.Carlos Esteves pelo bicampeonato!!

    Quanto aos comentários manifestados pelos anonimos,creio que os mesmos tem TODO O DIREITO de se mostrarem insatisfeitos com o fato de não terem sido convidados.Faz parte da Democracia isso.Inclusive,um cara do qual considero como um irmãozão fora o único que ao criticar o evento deu sua cara a tapa(Cabrito)ao contrário dos outros,que se esconderam no anonimato(todo o direito)para tecerem seus comentários.Inclusive o anonimo que citara que no bazar só jogam os ''fracos'' me parece uma pessoa que é conhecida no meio,mas cuja história de vida,como deve ser do conhecimento de todos deve ter sido(e o deixou)extremamente conturbada,atormentada.Digo isso porque os outros anonimos do qual desconfio que sejam JAMAIS citaria o pessoal que joga no bazar de forma tão desrespeitosa!

    A Respeito da ''panela'':
    Na minha humilde ótica,seria caracterizado como panela se hipoteticamente o campeonato Praiano fosse organizado pela entidade que representa a Regra Gaúcha(LIGA) tendo como presidente o editor do blog e,tendo o mesmo,convidado apenas os amigos mais próximos para disputarem o evento em detrimento de outros praticantes da Regra Gaúcha.Isto é,estaria utilizando um meio(LIGA)para privilegiar somente alguns quando o correto seria a participação de todos!!
    Mas,como o campeonato Praiano fora organizado pelo editor sem nenhum auxílio da entidade dos botonistas da Regra Gaúcha(LIGA)creio que seja de responsabilidade do autor do evento convidar,organizar da forma como ele quer!!Alguns entenderam como puxa-saquismo do bem velho de minha parte(o que é de direito)mas um pouquinho de bom senso não faz mal nenhum.

    Abraços e beijos, nando

    ResponderExcluir
  5. Noir, realmente estavas lá dando tua ajuda quando necessário, como tantos outros o fizeram, não foi por maldade a falta de citação, apenas esquecimento. Obrigado, de qq forma, sabes que a gente sempre teve uma relação de respeito.

    Obrigado também por se manifestar claramente e dar tua opinião, apenas discordo quando consideras legítima a postagem ofensiva e sob a proteção do anonimato. Isso é democracia? Eu tento liberar todos os comentários, até para poder responder e dar ciência aos demais leitores de tudo que acontece... mas tento responder com educação e de forma equilibrada. Enfim.. bola p frente e fico contente que também tenhas aproveitado o final de semana. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Após 10 anos pude participar deste evento tradicional do Futebol de Mesa. Foi muito bom passar o final de semana com este grupo aspirando futebol de mesa e propiciando aos eliminados como eu , um banho de mar ehehe.
    Parabenizo o Felipe pela organização deste evento. Estava tudo funcionando como deve ser: ótima estrutura , mesas boas , tabelas antecipadas, nenhum WO e um grupo que apesar de muito competitivo soube levar na boa a hora da desclassificação. Tirando as palavras do Vicente um exemplo disso é o Júlio Costa . Botonista da mais alta qualidade não classificou e jogou a série prata numa boa . São estes exemplos que o futebol de mesa precisa.
    Além do organizador , parabenizo o Carlos Esteves que com o time quindim conquistou o bicampeonato e já deve estar com tendinite de tanto levantar taça.
    Espero ter outras oportunidades e poder participar dos próximos , pois valorizo a organização.
    Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  7. Valeu, Josias! É sempre um prazer poder contar com um botonista da tua qualidade e comportamento exemplar. Que o próximo Praiano possa contar novamente com a tua presença. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TÚNEL DO TEMPO: VH EM POA, 1983!

VENDO CHUTEIRA LOTTO!

LIGA GAÚCHA FM: CALENDÁRIO 2023!