COLUNA DO COELHO - PARTE IV

Um mapa astral é como uma representação gráfica das qualidades


Um mapa astral é como uma representação gráfica das qualidades, potencialidades e tendências de uma psique. Se formos considerar, de modo básico, as correlações entre os aspectos de uma psique e o mapa astral, podemos dizer que um planeta traz em si a simbologia de um determinado arquétipo humano, e a forma ou qualidade como este se manifesta é matizada pela qualidade do signo em que se encontra, e nas casas observamos em que setor da vida este arquétipo irá se manifestar.

Arbitremos então que um determinado planeta é uma energia, que se manifesta influenciada pela qualidade do signo que se encontra em determinado setor da vida de uma pessoa, conforme a casa em que se encontra graficamente no mapa astral. Isto é muito básico, mas é uma forma linear de dar uma simples idéia do funcionamento em si de um mapa astral.

Também se deve considerar o planeta que rege o signo onde se encontra o planeta estudado, ou seja, se vamos considerar o planeta Marte e ele se encontra no signo de Virgem, devemos observar que a energia empreendedora de Marte, que traz agressividade, força, explosão, rompimento, iniciativa; estará matizada pela qualidade mais crítica, prática, retida de Virgem, que é regido pelo signo de Mercúrio. Logo, Marte passa a ter mais “cérebro”, no sentido figurado, do que um Marte que se encontre em um signo ígneo. E Mercúrio, que significa o intelecto inferior, o pensamento, a diferenciação, vai fazer este Marte pensar um pouco mais antes de agir como Marte age: impulsivamente. Marte cortará uma cabeça com sua espada, mas antes vai dar uma pensada nas conseqüências.

Também devem ser levados em consideração os aspectos que este planeta forma, pois há aspectos harmônicos (sextis, trígonos), desarmônicos (semi quadraturas, quadraturas) e variáveis (oposições e conjunções).

Não esqueçamos de citar o signo ascendente do mapa. Ascendente é o signo que se encontra na cúspide da primeira casa e sua relação é diretamente ligada a personalidade do indivíduo, a forma como ele se mostra (ou se manifesta) ao mundo. Como ilustração, podemos tecer a seguinte dedução astrológica: um indivíduo que possui o planeta Marte formando um trígono com o ascendente (aspecto poderosamente benéfico), logo, a maneira despojada, agressiva com que ele se comunica com as pessoas o ajudam a se afirmar no mundo em que vive. Outro indivíduo com o mesmo Marte na terceira casa, mas em quadratura (aspecto crítico, difícil) com o Ascendente, já iria indicar que a maneira agressiva, despojada com que ele se comunica com as pessoas o prejudica ao tentar-se afirmar-se no mundo em que vive. O aspecto traz a qualidade, a forma com que ele utiliza determinada energia, se ela traz conflito e tensão, ou se ela traz harmonia e equilíbrio em sua manifestação no mundo.

O signo Ascendente é aquele que está mais ao leste no momento em que você vem ao mundo e ele te marca com sua energia desde o momento em que você respira pela primeira vez. É a energia que vai te caracterizar por toda a vida, sem alteração. Naturalmente o signo do ascendente é uma característica que irá se manifestar como parte principal da personalidade até o fim da vida.

“o que está embaixo é como o que está em cima. E o que está em cima é como o que está embaixo, de modo que o milagre da unidade possa ser cumprido” – Tábua Smaragdina

Segundo Liz Greene em sua obra “Relacionamentos” Ed. Cultrix, “o mapa do nascimento não conjura o fado de um indivíduo de forma predestinada. Em vez disso, simboliza as linhas básicas do desenvolvimento potencial do seu caráter. Com um mínimo de reflexão, percebe-se que uma pessoa agirá e moldará sua vida de acordo com suas necessidades, medos e disposição intrínseca. Nesse sentido, o caráter é o fado, e se formos ignorantes de nossas próprias naturezas – como o é a maioria que nunca investigou o inconsciente – os astros não poderão ser culpados pelo fato de seguirmos precipitada e cegamente o caminho que nós mesmos escolhemos . Esse ponto fundamental é crítico para a compreensão de todo o estudo astrologia. A interpretação mais superficial de fado e livre arbítrio – fado é o que eu estou destinado a fazer, enquanto livre arbítrio é o que escolho fazer – nos impossibilita ver o sutil paradoxo de que esses dois opostos são um e o mesmo”.

Há de se considerar inúmeras variantes, como por exemplo: as regências, os elementos, ritmo, polaridade, temperamento, dignidades, debilidades, exaltações, triplicidades, decanatos, etc... Mas não tenho a menor intenção de um curso prático de astrologia nesta coluna, logo, vamos passar para um simples exemplo de um mapa e uma breve análise de suas características gerais de potencialidade, conforme o texto acima da Liz Greene.

Abaixo uma pequena demonstração tendo como exemplo o mapa astral do próprio Bazar, enquanto departamento de futebol, uma vez que eu e meus queridos fundadores, tivemos a iniciativa de criarmos um time de futebol e obviamente este momento no espaço e no tempo é único, e muito diferenciado da própria fundação do Bazar Mimo quando de sua inscrição ou abertura da loja feita pelo Mimo, ou do departamento de futebol de mesa criado sei lá por quem e quando. Se considerarmos que as idéias precedem os fatos, logo a criação do time de futebol ocorreu na reunião de véspera da marcação do amistoso, quando os jogadores foram convidados para irem ao campo no dia seguinte. Mas podemos afirmar sem nenhuma dúvida que, quando o jogo foi acertado, antes da reunião que o ratificou, já havia, nas conversas paralelas, em todo o “em torno” daquela situação, comentários, pensamentos sobre o time, logo, no astral o time já estava tomando forma, já havia o gérmen do time de futebol. Então como resolver a data e o local apropriado para a confecção do mapa astral?

Eu particularmente considero, no caso do time de futebol do Bazar, que a data a ser considerada é a exata da entrada do time em campo no primeiro jogo, as 09 horas daquele sábado. Não importa se o adversário não foi, se o jogo iniciou-se em outro horário. Fisicamente, concretamente, quando entramos em campo naquele sábado as 09 horas – na intenção das 09 horas – e eu estava lá, lembro-me bem que naquele horário eu já batia bola com o Toledo e outros em campo, fardados, a espera do time adversário, o time “nasceu” para o mundo fático. Havíamos comprado, o Salomão e eu os uniformes e todos os esforços para a concretização daquele momento estavam concluídos, concretizados. Naquele momento nasceu o time de futebol do Bazar.

Dito isto, vamos analisar alguns aspectos importantes: a data 28 de maio de 1994. o horário: as 09 horas. Neste dia o Grêmio jogou com o Corinthians pela Copa do Brasil, podem confirmar. Não sei de onde tiraram uma outra data que aparece no site oficial, e parece que sou o único que julgo importante retificá-la imediatamente, mas enfim...

Vamos pegar emprestado o texto que vem em um dos softwares que uso para confecção do mapa astral. Primeiramente vamos olhar para o Sol, que significa a essência do indivíduo:

Análise de &Nascimento
&Título Principal: Planetas em Geral
S&ubtítulo: Sol
Palavra Chave: IDENTIDADE
Geral
Como centro do Sistema Solar, o Sol também simboliza aquilo que é mais importante para nós, ou seja, a nossa identidade. Do ponto de vista psicológico, representa a nossa experiência do pai e sua influência ou falta de influência na formação do nosso caráter e na capacidade de nos expressarmos como indivíduos. Simboliza ainda o impulso criativo e a necessidade de sermos visíveis. O esforço para concretizar as qualidades que o Sol representa em nosso horóscopo se traduz em um processo de individuação ao longo da vida de cada um. Este processo de auto-realização é o nosso objetivo mais elevado.
O Signo onde está o Sol mostra a direção em que nos esforçamos por nos realizar. O Sol muda de signo a cada mês. As qualidades deste signo são como adjetivos que dão cor à nossa auto-expressão. Precisamos de desenvolver e aperfeiçoar essas qualidades para de fato nos encontrarmos.
A Casa em que está o Sol indica a área específica do mundo material na qual manifestamos nossa identidade. É muito forte a nossa identificação com as questões práticas representadas por esta Casa. A auto-realização virá através das matérias ligadas a esta mesma Casa.
Os Aspectos do Sol em nosso horóscopo mostram influências psicológicas sobre nossa identidade que, de algum modo, têm que ser integradas. Os Aspectos indicam efeitos específicos que modificam a expressão da nossa identidade e nos tornam indivíduos únicos. Os Aspectos podem também mostrar com muita precisão como experimentamos a influência do pai e de que maneira isso modifica nossas tentativas para nos revelarmos como indivíduos.


Observem que “vivemos para realizar o Sol”, ou seja, nossa identidade está e assim deve ser, sujeita as influências e mudanças que ocorrem através de nossos contatos com o mundo a nossa volta. Visto e analisado o planeta a ser considerado, neste exemplo o Sol, vamos para a segunda parte: qual o signo que o matiza?

Análise de &Nascimento
&Título Principal: Identidade
S&ubtítulo: Sol em Gêmeos
Palavra Chave: IDENTIDADE: Explore suas idéias
Profissional
Sua principal característica é uma curiosidade insaciável que lhe serve de instrumento para explorar o mundo em que vive e para aprender sobre tudo que o rodeia. O mundo das idéias é o playground em que se move. A mente e sua magia prendem-no com seu encanto, à medida que a imaginação vai sendo cativada pela sucessão das idéias. Conhecer novas pessoas, viajar, ler, conversar e aprender, tudo são meios para conquistar a imagem da sua identidade pessoal. Você não se contenta com que sua mente se apoie somente nas idéias, mas sim em sua própria essência. Os pensamentos são fugazes, mas a atividade mental não tem limites. Você se sente mais feliz em uma profissão que utilize os seus dotes mentais e o seu dom de comunicação. Precisa de variedade e de estímulo, o que pode envolver viagens, comunicação, falar com pessoas - qualquer atividade que lhe dê a oportunidade de desenvolver a sua mente e de ter contato com os outros.

Análise de &Nascimento
&Título Principal: Identidade
S&ubtítulo: Sol em Gêmeos
Palavra Chave: IDENTIDADE: Explore suas idéias
Pessoal
Os maiores desafios lhe aparecem quando ocorrem problemas de comunicação. Uma ruptura importante, com um irmão, irmã ou amigo íntimo, pode dar azo a uma completa reavaliação. Em sua busca essencial de significado, pode se sentir ligado a duas escolas de pensamento muito diferentes, ou pode ter dois mentores com idéias completamente distintas.
A matéria prima da sua vida é a variedade e a polaridade: você se sente francamente desconfortável se lhe pedirem a adesão a uma única direção ou opinião. Podem aparecer tensões em questões entre sócios por causa da sua volubilidade e aparente inconstância. Em geral, é suficiente que você concentre sua atenção em idéias fugazes, como uma espécie de ginástica mental. Desse modo, a frustração passará para os outros, já que você nem sempre age de acordo com suas idéias. No entanto, você é divertido e boa companhia e não costuma se levar muito a sério, estando sempre pronto a se adaptar a mudanças.

Sim, meus amigos, o signo solar do Bazar é Gêmeos. A análise acima está dividida em assuntos profissionais e pessoais. Leiam como se o Bazar fosse uma entidade viva, um grande organismo. Uma entidade geminiana tem como tema principal de desenvolvimento o fator Gêmeos: o relacionamento, a amizade, uma manifestação jovial, sempre juvenil, e até mesmo as vezes algo infantil, uma curiosidade e uma diversidade de relacionamentos. Sempre que leio sobre o arquétipo do Deus Mercúrio, regente deste signo me é impossível deixar de pensar no Bazar, como um todo. Mercúrio é curioso, possui gosto duvidoso para brincadeiras, é o arquétipo da comunicação, entre outras coisas.

Aqueles que fazem parte da comissão do Bazar, peço que façam o exercício de tentar entender agora o porquê da dificuldade de decidir – pela diversidade de observações e motivações apuradas nas discussões – e como é difícil a concentração objetiva nas reuniões.

Observe o somatório de nossa associação e vejam se há algo em comum com esta idéia central. Nada me parece mais correlato, mas este é o meu ponto de vista.

Não há espaço para irmos além nesta coluna de hoje. Acho que já me alonguei por demais, mas só para citar outro fato curioso do mapa do Bazar é o fato de ter mercúrio, planeta regente, em conjunção (junto do) ascendente, o que acentua sua característica mercuriana no mapa. Façamos assim: na próxima coluna, irei direto para a análise do mapa do Bazar e trarei maiores informações sobre os aspectos principais, para que vocês possam fazer um melhor julgamento. Se forem curiosos, procurem na internet mesmo um pouco mais de informações sobre o signo de Gêmeos e sobre o arquétipo Mercúrio. Mas isso é só uma pequena, ainda que importante, faceta do restante do mapa.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TÚNEL DO TEMPO: VH EM POA, 1983!

POA CUP / REGRA GAÚCHA

VENDO CHUTEIRA LOTTO!