ROGÉRIO, O MESTRE!

O futebol de mesa, ou jogo de botão aos menos afeitos, se fez presente na minha vida desde muito cedo. Lembro ainda hoje de assistir meu pai jogando botão com amigos, meus vizinhos mais velhos fazendo campeonatos, tudo isso quando eu tinha meus 4 ou 5 anos. Depois veio o meu primeiro "estrelão", os primeiros botões pequenos, o toque-toque e a magia que me conquistou quando criança perdura até hoje.

Lá por 1992, ou 1993, fui apresentado e comecei a jogar a regra gaúcha no BAZAR MIMO e um novo e especial capítulo se iniciou nessa relação. Nova regra, novos amigos, novos botões, novo modo de jogar, novas mesas, nova bolinha, novos desafios e tantas e tantas outras coisas novas que é impossível enumerar.

Neste capítulo entra em ação o cidadão da foto, Sr. Rogério Pegoraro, um mago na arte de fazer botões naquele período. Das mãos dele saíram verdadeiros craques, todos feitos de maneira artesanal, muitas vezes feitos na hora. Enquanto se jogava uma partidinha em uma de suas mesas, o Rogério se fechava na oficina que tinha em casa e aprontava o craque encomendado numa rapidez inacreditável. Todo meu primeiro time foi feito dessa maneira e, ainda hoje, considero ele como sendo o mais bonito e mais vencedor que tenho. Muita gente hoje em dia faz botão de qualidade, mas na minha humilde opinião o Rogério Pegoraro foi o melhor de todos nessa arte.

Ontem tive o prazer de encontrá-lo no Bazar Mimo, depois de muitos anos, e aproveitei para fazer um registro fotográfico(valeu Ricardinho!) do encontro e agradecer pelos craques, os quais, mesmo após tantos anos, ainda desfilam pelas mesas da regra gaúcha com precisão e beleza. Pelo papo deu para perceber que ele tá animado, pretende fazer duas mesas novas e recomeçar a brincadeira. Ah, e as goleiras de acrílico ainda existem. hehehe Fica o registro do encontro e a pequena homenagem.

Comentários

  1. Gente boa o Rogério!!

    Edu

    ResponderExcluir
  2. Nossa sem explicação, muito bom ter o retorno do Rogerio. Concordo plenamente com o Felipe, o ele foi e é o cara, pois atingia alta qualidade numa maquina (torno) adaptada por ele, as condições que possuimos hoje são bem superiores neste questão. Rogerio inovou não somente nas questões da fabricação de botões, mas também nas mesas e goleiros. Não posso deixar deixar de lembrar de outro fenômeno na fabricação de botões, o Antonio, que infelizmente faleceu, mas com um simples esmiril, fazia milagres.
    Espetacular o Rogerio voltando, fantastico registro, parabens Sapo!!

    ResponderExcluir
  3. Bah...que demais professor !!

    Infelizmente naquela época eu era muito piá e não tinha muitos recursos pra ir até o Rogerio bem como para mandar fazer um time. Também é muito dificil a gente saber no momento que aquilo nos fará muita falta lá na frente, não é?

    Acho que eu tive uns 2 times no máximo feitos pelo Pegoraro.

    Mas assino embaixo, os botões dele eram MUITO diferenciados.

    Porém, e sempre há um porém em tudo, esse teu time multicampeão aí já levou muita surra do Coringão !!!!

    Brincadeiras a parte, muito legal o registro e a historia contada.

    Abraço

    Quinhos

    ResponderExcluir
  4. "Báhhhh...To bem loco..."!

    kkkkk

    Cestari.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o registro Felipe, ontem ele ter aparecido no bazar foi uma grande surpresa para todos ali presentes. Lembras da euforia do Vinicius subindo e nos avisando da presença dele enquanto fazíamos nosso amistoso? Me lembro que muito anos atrás eu ia na casa do Rogério junto com o Alexandre "tubarão" e ficávamos horas lá esperando ele para pegar nossos botões que na maioria das vezes não estavam prontos, hahaha quando se é guri só passa trabalho.Após rever ele me lembrei que tive um time todo verde claro de 3 camadas e justa a camada do meio ele chamava de filete por o material não ser de acrílico e nunca nos dizia o que era, segredos do Pegoraro.Foi muito legal rever o Rogério o qual fez todos meus botões de acrílico na época que comecei a jogar e isso foi no tempo da regra do passe, que hoje é conhecida como "regra unificada"cujos os quais não tenho mais. Felipe muito bacana o post parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns amigo Felipe, as recordações é que nos alimentam a vida.
    Abraço, Costa

    ResponderExcluir
  7. Costa, agradável surpresa te ver comentando por aqui. A casa é tua, apareça sempre! Abraços

    ResponderExcluir
  8. Agradeço o carinho e a eterna amizade adquirida desde os bons tempos...As mesas já estão prontas o que falta agora é "jogo". Já fiz alguns botões e não perdi a prática. Gostaria da opinião dos amigos referente as bolinhas que andei arredondando a parte superior para deixarem de ser cavadoras.(velho problema as bolinhas). Grande abraço
    Pegoraro

    ResponderExcluir
  9. Rogério, as bolinhas ainda estão sendo avaliadas e já ouvi gente aprovando e outras reprovando. Joguei apenas um amistoso contra o LAURO utilizando a "tua" bolinha e ela correspondeu. Deslizou parelha, rolou apenas uma vez e não apresentou quaquer tipo de dificuldade para cavar ou chutar a gol. Vou tentar novos testes para uma avaliação definitiva de minha parte.
    Abraços e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TÚNEL DO TEMPO: VH EM POA, 1983!

VENDO CHUTEIRA LOTTO!

LIGA GAÚCHA FM: CALENDÁRIO 2023!