RESUMO DA COPA: FRANÇA, 1938.

1938. Nuvens negras pairavam sobre o planeta nesse ano; o nazismo alemão e o fascismo italiano viviam o auge em seus respectivos países, Guerra Civil na Espanha, expancionismo japones na Asia. A Segunda Guerra Mundial já poderia ser vista no horizonte... mas, foi nesse ambiente que a França sediou o III CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL organizado pela Fifa entre os dias 04 de Junho e 19 de Junho daquele ano. 16 participantes e o regulamento sendo o mesmo da Copa de 34 na Itália; ''mata-mata'' desde o começo, quem perdesse a primeira já estava fora. A Austria, anexada pela Alemanha Nazista foi eliminada do campeonato, mas, em compensação, cedeu jogadores de seu escrete para representar as cores germânicas no certame. Foi a primeira grande participação brasileira em Copas, o escrete brasileiro(ao contrário das duas edições anteriores) se organizou para a disputa do certame e fez um grande campeonato, terminando num honroso terceiro lugar, sendo que a estéia foi com um incrível 6x5 na Polônia, depois passando pela forte Tchecoslováquia por 2x1 no jogo desempate(a primeira partida foi 1x1)mas, caindo para a Itália(que seria bicampeã mundial) por 2x1 nas semifinais e derrotando a Suécia por 4x2 na disputa de terceiro lugar. O grande destaque brasileiro era Leonidas da silva, o famoso ''diamante negro''. A seleção de Cuba, única representante da CONCACAF, protagonizou a grande zebra do mundial ao despachar a Romênia nas oitavas por 1x0 na partida desempate(a primeira foi 3x3) até cair de 8x0 para a Suécia nas quartas de final e ser eliminada da competição.

Outra história curiosa se deu na partida desempate entre Suíça x Alemanha nas oitavas em que os alemães, com jogadores austriacos em suas fileiras, foram para o intervalo com um 2x0 a favor no placar e receberam um telegrama de Adolf Hitler os felicitando pelo resultado parcial, mas, no segundo tempo os suíços marcaram 4 gols e venceram a partida de virada por 4x2 eliminando a seleção teuto-austriaca do mundial, para o azar(e que azar, hein!) de Hitler.

A Espanha tinha um grande time na época, mas, como o azar não é de hoje para os espanhóis, o país ibérico estava afundado em sua sangrenta Guerra Civil(1936-39) e não pode disputar a Copa. A Itália,de um certo Giuseppe Meazza manteve a supremacia e conquistou o bicampeonato mundial ao vencer a forte Hungria na final por 4x2 no Estádio de Colombes, em Paris diante de um público de 60.000 pessoas. Os italianos foram a campo com: Bivati, Piola, Ferrari e Colausi. Locatelli, Meazza, Foni, Olivieri, Bava, Andreolo e Seratoni. O Treinador era Vittorio Pozzo.

Participantes: Alemanha, Bélgica, Brasil, Cuba, França, Holanda, Hungria, Indias Holandesas(Indonésia), Itália, Noruega, Polônia, Romênia, Suécia, Suíça e Tchecoslováquia.
(texto de autoria e responsabilidade do Noir, colaborador do blog)

Comentários

  1. Cara tu sabe tudo isso de memoria ou tu estudo alguma coisa hehehehehehehehehehe!!!

    Abrçooo Nandinhooo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TÚNEL DO TEMPO: VH EM POA, 1983!

VENDO CHUTEIRA LOTTO!

LIGA GAÚCHA FM: CALENDÁRIO 2023!