Seguidores

PAÍSES QUE NOS VISITAM!

free counters

quarta-feira, 2 de junho de 2010

RESUMO DA COPA: FRANÇA, 1938.

1938. Nuvens negras pairavam sobre o planeta nesse ano; o nazismo alemão e o fascismo italiano viviam o auge em seus respectivos países, Guerra Civil na Espanha, expancionismo japones na Asia. A Segunda Guerra Mundial já poderia ser vista no horizonte... mas, foi nesse ambiente que a França sediou o III CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL organizado pela Fifa entre os dias 04 de Junho e 19 de Junho daquele ano. 16 participantes e o regulamento sendo o mesmo da Copa de 34 na Itália; ''mata-mata'' desde o começo, quem perdesse a primeira já estava fora. A Austria, anexada pela Alemanha Nazista foi eliminada do campeonato, mas, em compensação, cedeu jogadores de seu escrete para representar as cores germânicas no certame. Foi a primeira grande participação brasileira em Copas, o escrete brasileiro(ao contrário das duas edições anteriores) se organizou para a disputa do certame e fez um grande campeonato, terminando num honroso terceiro lugar, sendo que a estéia foi com um incrível 6x5 na Polônia, depois passando pela forte Tchecoslováquia por 2x1 no jogo desempate(a primeira partida foi 1x1)mas, caindo para a Itália(que seria bicampeã mundial) por 2x1 nas semifinais e derrotando a Suécia por 4x2 na disputa de terceiro lugar. O grande destaque brasileiro era Leonidas da silva, o famoso ''diamante negro''. A seleção de Cuba, única representante da CONCACAF, protagonizou a grande zebra do mundial ao despachar a Romênia nas oitavas por 1x0 na partida desempate(a primeira foi 3x3) até cair de 8x0 para a Suécia nas quartas de final e ser eliminada da competição.

Outra história curiosa se deu na partida desempate entre Suíça x Alemanha nas oitavas em que os alemães, com jogadores austriacos em suas fileiras, foram para o intervalo com um 2x0 a favor no placar e receberam um telegrama de Adolf Hitler os felicitando pelo resultado parcial, mas, no segundo tempo os suíços marcaram 4 gols e venceram a partida de virada por 4x2 eliminando a seleção teuto-austriaca do mundial, para o azar(e que azar, hein!) de Hitler.

A Espanha tinha um grande time na época, mas, como o azar não é de hoje para os espanhóis, o país ibérico estava afundado em sua sangrenta Guerra Civil(1936-39) e não pode disputar a Copa. A Itália,de um certo Giuseppe Meazza manteve a supremacia e conquistou o bicampeonato mundial ao vencer a forte Hungria na final por 4x2 no Estádio de Colombes, em Paris diante de um público de 60.000 pessoas. Os italianos foram a campo com: Bivati, Piola, Ferrari e Colausi. Locatelli, Meazza, Foni, Olivieri, Bava, Andreolo e Seratoni. O Treinador era Vittorio Pozzo.

Participantes: Alemanha, Bélgica, Brasil, Cuba, França, Holanda, Hungria, Indias Holandesas(Indonésia), Itália, Noruega, Polônia, Romênia, Suécia, Suíça e Tchecoslováquia.
(texto de autoria e responsabilidade do Noir, colaborador do blog)

Um comentário:

  1. Cara tu sabe tudo isso de memoria ou tu estudo alguma coisa hehehehehehehehehehe!!!

    Abrçooo Nandinhooo!!!

    ResponderExcluir

 
Real Time Web Analytics