RESUMO DA COPA - SUIÇA, 1954

Depois da Segunda Grande Guerra, a Europa(ainda se reerguendo) voltava a sediar uma Copa do Mundo. E coube a Suíça a honra de sediar o V Campeonato mundial de Futebol organizado pela Fifa entre os dias 16 de Junho e 4 de Julho de 1954, com 16 selecionados se fazendo presente na terra dos Alpes. A escolha da Suíça ser sede se deu por dois motivos: Uma que no ano de 1954 a Fifa comemorava o cinquentenário de sua fundação, e, portanto nada mais justo que o país que abriga a sua sede fosse escolhido para o mundial de 54. Outro motivo se deu pelo fato de o país ter ficado neutro em duas guerras mundiais e sempre prezar pela paz mundial.

Campeã olímpica de 1952, vinda de 28 partidas invicta(incluindo um 6x3 sobre a Inglaterra em Wembley) a poderosíssima Hungria de Sandor kocsis, Zoltán Czibor e um tal de Ferenc Puskas era a grande seleção da época e mais do que favorita para levar a Taça Jules Rimet para Budapeste.

A Fórmula de disputa era bem confusa: 2 cabeças de chave em cada grupo que não se enfrentavam, assim como as duas equipes restantes que não se enfrentavam. Classificavam 2 de cada chave.

O Brasil tentava se reerguer do trauma de quatro anos antes e, pra começar substituiu o até então titular uniforme branco(considerado fonte de azar pela derrota de 1950) pelas famosas camisas amarelas com números e detalhes verdes, calções azuis e meias brancas, sendo o uniforme desenhado pelo gaúcho Adyr Schlee. Na estréia o Brasil atropelou o México por 5x0 e depois garantiu a classificação com um empate em 1x1 ante a Iugosavia. Na fase seguinte, nada mais nada menos que o poderoso escrete hungaro pela frente, que mesmo desfalcado de Puskas aplicou 4x2 no Brasil e nos mandou de volta pra casa. Nessa seleção, começavam a se destacar jogadores como Didi, Nilton Santos e Djalma Santos que seriam fundamentais na campanha vitoriosa quatro anos depois, em 58.

A Alemanha, dividida em Ocidental(capitalista) e Oriental(comunista) tentava se recuperar das feridas abertas pelos quatro anos de guerra com o mundo e, portanto, via no futebol uma oportunidade ímpar de elevar o moral do sofrido povo germanico dos anos 50, e então, a seleção da Alemanha Ocidental cujos destaques eram Helmut Rahn e Fritz Walter entrou ''com tudo'' no mundial de 1954 em busca do sua primeira conquista em Copas. Depois de estrearem com um 4x1 na Turquia, caírem de 3x8 para a Hungria(alemães jogaram com reservas) 7x2na Turquia (desempate) 2x0 na Iugoslávia nas quartas e golearem a Austria pelo placar de 6x1 nas semifinais. Os alemães eram os franco-ariradores diante do favoritismo hungaro na grande decisão em Berna, no estádio Wankdorf com um público estimado em 60.000 pessoas. A Hungria abriu fácil 2x0 e perdeu várias chances de ampliar o marcador, mas,os alemães, jogando com paciencia e inteligencia e contando com a chuva que desabou durante a partida(e um tal Adil Dasler, que fornecera chuteiras com travas especiais no gramado molhado) viraram de forma emocionante a partida para 3x2 e conquistaram para os germanicos o primeiro de seus 3 títulos mundiais. Era o Milagre de Berna, que até inspirou um filme. Escalação Alemanha Ocidental: Turek, Posipal e kohlmeyer; Liebrich, Karl e Horst: Morlock Rahn, Walter, Fritz Walter e Hans. Técnico Josef Herberger. Participantes: Alemanha Ocid., Austria, Bélgica, Brasil, Coréia do sul, Escócia, França, Hungria, Inglaterra, Iugoslávia, Itália, México, Tchecoslováquia, Suíça, Turquia e Uruguai. (texto de autoria e responsabilidade do amigo Noir)

Comentários

  1. Caro Felipe,
    Esse post teria fonte wikipédia ou o Noir estava presente nessa copa? (kkkkkkkkkkkkkkkkkk)

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Felipe, quando podemos fazer nosso jogo pela copa do mundo no bazar.
    Sugiro que seja amanha sexta-feira.

    Abraço,
    Juliano - Espanha
    48-99710575

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Juliano! Pode ser amanhã sim, depois das 18h, ok p ti?
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Pode ser sim, estarei lá.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. BBBahhhhh!!!

    confronto marcadoo!!!!!!!!!!

    HEHEHEHEHEHEH

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que saiu esse resumo, não aguentava mais dar f5.

    ResponderExcluir
  7. O Noir eu não diria que estava nessa copa, já o Paulo Polícia? com certeza estava.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TÚNEL DO TEMPO: VH EM POA, 1983!

VENDO CHUTEIRA LOTTO!

LIGA GAÚCHA FM: CALENDÁRIO 2023!