RESUMO DA COPA - SUIÇA, 1954
Depois da Segunda Grande Guerra, a Europa(ainda se reerguendo) voltava a sediar uma Copa do Mundo. E coube a Suíça a honra de sediar o V Campeonato mundial de Futebol organizado pela Fifa entre os dias 16 de Junho e 4 de Julho de 1954, com 16 selecionados se fazendo presente na terra dos Alpes. A escolha da Suíça ser sede se deu por dois motivos: Uma que no ano de 1954 a Fifa comemorava o cinquentenário de sua fundação, e, portanto nada mais justo que o país que abriga a sua sede fosse escolhido para o mundial de 54. Outro motivo se deu pelo fato de o país ter ficado neutro em duas guerras mundiais e sempre prezar pela paz mundial.
Campeã olímpica de 1952, vinda de 28 partidas invicta(incluindo um 6x3 sobre a Inglaterra em Wembley) a poderosíssima Hungria de Sandor kocsis, Zoltán Czibor e um tal de Ferenc Puskas era a grande seleção da época e mais do que favorita para levar a Taça Jules Rimet para Budapeste.
A Fórmula de disputa era bem confusa: 2 cabeças de chave em cada grupo que não se enfrentavam, assim como as duas equipes restantes que não se enfrentavam. Classificavam 2 de cada chave.
O Brasil tentava se reerguer do trauma de quatro anos antes e, pra começar substituiu o até então titular uniforme branco(considerado fonte de azar pela derrota de 1950) pelas famosas camisas amarelas com números e detalhes verdes, calções azuis e meias brancas, sendo o uniforme desenhado pelo gaúcho Adyr Schlee. Na estréia o Brasil atropelou o México por 5x0 e depois garantiu a classificação com um empate em 1x1 ante a Iugosavia. Na fase seguinte, nada mais nada menos que o poderoso escrete hungaro pela frente, que mesmo desfalcado de Puskas aplicou 4x2 no Brasil e nos mandou de volta pra casa. Nessa seleção, começavam a se destacar jogadores como Didi, Nilton Santos e Djalma Santos que seriam fundamentais na campanha vitoriosa quatro anos depois, em 58.
A Alemanha, dividida em Ocidental(capitalista) e Oriental(comunista) tentava se recuperar das feridas abertas pelos quatro anos de guerra com o mundo e, portanto, via no futebol uma oportunidade ímpar de elevar o moral do sofrido povo germanico dos anos 50, e então, a seleção da Alemanha Ocidental cujos destaques eram Helmut Rahn e Fritz Walter entrou ''com tudo'' no mundial de 1954 em busca do sua primeira conquista em Copas. Depois de estrearem com um 4x1 na Turquia, caírem de 3x8 para a Hungria(alemães jogaram com reservas) 7x2na Turquia (desempate) 2x0 na Iugoslávia nas quartas e golearem a Austria pelo placar de 6x1 nas semifinais. Os alemães eram os franco-ariradores diante do favoritismo hungaro na grande decisão em Berna, no estádio Wankdorf com um público estimado em 60.000 pessoas. A Hungria abriu fácil 2x0 e perdeu várias chances de ampliar o marcador, mas,os alemães, jogando com paciencia e inteligencia e contando com a chuva que desabou durante a partida(e um tal Adil Dasler, que fornecera chuteiras com travas especiais no gramado molhado) viraram de forma emocionante a partida para 3x2 e conquistaram para os germanicos o primeiro de seus 3 títulos mundiais. Era o Milagre de Berna, que até inspirou um filme. Escalação Alemanha Ocidental: Turek, Posipal e kohlmeyer; Liebrich, Karl e Horst: Morlock Rahn, Walter, Fritz Walter e Hans. Técnico Josef Herberger. Participantes: Alemanha Ocid., Austria, Bélgica, Brasil, Coréia do sul, Escócia, França, Hungria, Inglaterra, Iugoslávia, Itália, México, Tchecoslováquia, Suíça, Turquia e Uruguai. (texto de autoria e responsabilidade do amigo Noir)
Caro Felipe,
ResponderExcluirEsse post teria fonte wikipédia ou o Noir estava presente nessa copa? (kkkkkkkkkkkkkkkkkk)
Boa tarde Felipe, quando podemos fazer nosso jogo pela copa do mundo no bazar.
ResponderExcluirSugiro que seja amanha sexta-feira.
Abraço,
Juliano - Espanha
48-99710575
Boa tarde, Juliano! Pode ser amanhã sim, depois das 18h, ok p ti?
ResponderExcluirAbraços
Pode ser sim, estarei lá.
ResponderExcluirAbraço.
BBBahhhhh!!!
ResponderExcluirconfronto marcadoo!!!!!!!!!!
HEHEHEHEHEHEH
Ainda bem que saiu esse resumo, não aguentava mais dar f5.
ResponderExcluirO Noir eu não diria que estava nessa copa, já o Paulo Polícia? com certeza estava.
ResponderExcluir