RESUMO DA COPA - BRASIL, 1950
Com a Segunda Guerra Mundial (1939-45), as Copas de 42 e 46 foram canceladas sendo que em 1942 tudo levava a crer que o Brasil a organizaria se não houvesse a maior carnificina de todos os tempos(já que a Europa sediara duas copa seguidas, 34 e 38). Com o fim do maior conflito bélico da história, com a Europa em ruínas, o Brasil levou a Fifa(que tinha idéia de ''ressuscitar'' o evento) a idéia de sediar o próximo campeonato Mundial de Futebol(já que a América do Sul tinha o direito de sediá-la) e foi prontamente aceito pelo presidente da entidade, Jules Rimet. Então, o Brasil sediou o IV Campeonato Mundial de Futebol realizado entre os dias 24 de Junho a 16 de Julho de 1950 com 13 participantes(deveriam ser 16) e a fórmula de disputa era diferente das duas copas anteriores: 4 grupos de 4 integrantes(sendo que o Grupo 3 tinha 3 participantes e o 4 apenas 2, devido as desistências) sendo que o primeiro lugar de cada chave passaria a fase final que seria um quadrangular decisivo, quem somasse mais pontos em 3 jogos seria o campeão.
O trágico acidente aéreo com a delegação do Torino(grande time europeu da época e base da seleção italiana) em 1949 enfraqueceu por demais a Itália, vencedora das duas copas anteriores, que veio ao Brasil com uma equipe fraca em comparação ao que deveria ser a formação original(seria a grande favorita se esse acidente com o Torino não tivesse ocorrido).
Uma das maiores zebras da história das Copas ocorreu no Estádio Independência, em Belo Horizonte quando a seleção amadora dos Estados Unidos derrotou a poderosa Inglaterra pelo placar de 1x0, gol do imigrante haitiano Gaetjens(seria algo comparado a eu, Noir, ganhar do Vinicius ou do Felipe no Futebol de mesa, hehehe...) essa histórica partida inspirou um filme: Duelo de Campeões.
Foi também uma copa marcada pelas desistências, a Índia desistiu porque a Fifa não permitiu que seus atletas jogassem descalços, a Turquia devido a problemas financeiros e a Escócia(pasmem!!) porque ficou atrás da Inglaterra nas eliminatórias. Portugal e França foram convidadas a reporem as vagas, mas logo desistiram. Porto Alegre sediou duas partidas; Iugoslávia 4x1 México e México 1x2 Suíça. Ambas as partidas foram disputadas no Estádio dos Eucaliptos, do Sport Club Internacional. Nenhuma outra seleção teve uma chance tão grande de ser campeã do mundo como a do Brasil de 1950, depois de fazer 4x0 no México, 2x2 com a Suíça, 2x0 Iugoslávia e na fase final destruir a Suécia por 7x1 e enfiar 6x1 na Espanha, veio aquela que seria a maior das derrotas, o famosíssimo Maracanazzo: 16 de Julho de 1950, Brasil 1x2 Uruguai diante de um público de ''apenas'' 174 mil pagantes no Maracanã. Uma derrota doída até hoje para nós, brasileiros.
Campanha Uruguai: 8x0 Bolívia(Escócia e Turquia, que deveriam compor o grupo 4, desistiram) 2x2 Espanha,3x2 Suécia e 2x1 Brasil. Escalação Uruguai: Máspoli, González, Tejera, Gambetta, Obdulio Varela, Andrade, Ghiggia, Pérez, Miguez, Schiaffino e Morán. Tec.Ivan Participantes: Brasil, México, Suíça, Iugoslávia, Inglaterra, EUA, Espanha, Chile, Itália, Suécia, Paraguai, Uruguai e Bolívia. (texto de autoria e responsabilidade do Noir)
Fonte wikipédia!!!
ResponderExcluirhahahahahah
Que bosta essa matéria,ta mais fudida q o cabelo dele!!!
ResponderExcluirComentário ridículo, infantil e feito de maneira covarde e com a proteção do anonimato. O do Edu também é de péssimo gosto...
ResponderExcluirVou deixar os 2 comentários no ar para termos sempre a noção de como é fácil ser negativo e destrutivo. Inacreditável e desanimador...
Acho bacana seus posts! E esse em especial, me traz ótimas recordações, pois quando morei em Montevidéo de 1990/1992 tive o prazer e orgulho de visitar a casa de Obdulio Varela. Na época, estava em período de testes no Club Bella Vista, onde conheci seu neto! Entrei em sua casa e vi mais de mil reportagens, camisas do Peñarol e da Celeste, show de bola! Sem contar as histórias e piadinhas a respeito da Copa de 50. Aproveito para dividir essa minha experiência contigo e com o pessoal que prestigia o teu blog...
ResponderExcluirAbraço e que venha a próxima Copa!
Sapão,
ResponderExcluirUltimamente vejo que todo o comentário que posto tu vem com uma piadinha de mal gosto, sendo crítico e grosseiro.
Sou ridículo só pq eu postei uma comentário dizendo que a fonte era a wikipédia???
Vai te tratar!!!!
NÃO POSTO MAIS NADA NO TEU BLOG!
Disse q teu comentário era de péssimo gosto... não sabe ler tambémm? De burro tu não tens nada, não te faz de santinho...
ResponderExcluirAI OLHA AS TRETA
ResponderExcluir