PARA LER, RELER, APRENDER E PRATICAR!

ÉTICA NO FUTEBOL DE MESA
-----
1- Joque com HONESTIDADE;
-----
2 - Seja sempre um bom desportista, aceitando a derrota como indicador de sua falhas, ou mesmo como elemento aprimorador para suas partidas;
-----
3 - Não faça alaridos de sua vitória, constragendo o adversário - comemore sem zombar;
----
4 - Não trate seu adversário como um inimigo, afinal sem ele, seu lazer seria impossivel;
----
5 - Não use meio ilicito para chegar a uma vitória, nem para permitir que o adversário a consiga;
-----
6 - Evite polemizar em lances duvidosos. Abdique de pretender impor suas próprias razões em situação de jogo que possam gerar conflito. Aconselhe-se com um juiz, ou qualquer pessoa que se disponha a opinar ou esclarecer, inclusive quanto à interpretações de regra;
-----
7 - Antes de realizar qualquer lance de risco, passível de gerar dúvidas e conflitos, solicite a presença de uma terceira pessoa para acompanhá-lo;
------
8 - Renuncie a um lance que aparentemente lhe for desfaforável, mas que você percebeu claramente o equivoco;
-----
9 - Não culpe seus botões por lances infelizes - eles estão sob seu comando;
-----
10 - Ganhar ou perder faz parte da disputa, e se assim não fosse, não haveria espectativas ou qualquer tipo de emoção;
------
11 - Seja educado - não discuta, converse;
------
12 - O espírito saudavel de competição, a conduta esportiva, o cavalheirismo, a participação leal, a integração entre as pessoas, valem mais do qualquer grande vitória e serão as principais virtudes a serem exigidas do bom botonista.
----
(Não sei a fonte, mas o texto foi copiado, à exceção dos grifos, do Código Disciplar da Liga Viamonense de Futebol de Mesa. Texto importante e adequado num momento em que é preciso mudar e arrumar a casa.)

Comentários

  1. EU e cada um de nós deveríamos aplicar isso em todos os jogos!

    Parabéns Felipe!

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, tem muita gente precisando de uma cópia, muita gente mesmo. Na hora ninguém tem controle... depois é aquela conversa de que não fez nada, de que não tem problema... de que é santinho e etc. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Ai que bom seria...mesmo assim, uma bela postagem.
    Não dá pra citar nome de um ou outro, pois MUITA GENTE precisaria praticar o "manual".

    ResponderExcluir
  4. Edu, no Bazar e em todas as demais associações.

    Não vai ser fácil, mas a gente chega lá. Abraços

    ResponderExcluir
  5. No Bazar??? Impossivel conseguir do jeito que andam as coisas lá...

    Muito ego, muita arrogancia...quando na verdade o que importa mesmo é a companhia dos amigos, a diversão.

    O principal problema é que ficam dando IBOPE pra esse monte de besteira, pro cara que é rei de não sei o que...enquanto tem uns que acham isso legal e que o melhor do Bazar é a "tiração de sarro" como eu já ouvi, vai continuar tudo sendo assim.

    Falta respeito lá.

    Não se leva nada a sério....por mais que tudo seja uma brincadeira, se não tiver respeito vai acabar sempre do mesmo jeito..."eu sou melhor que tu"..."tu me roubou"..."foi falta".

    Bom mesmo seria, se o Bazar fosse frequentado só por aqueles que querem se divertir jogando botão.

    Precisamos urgente reverter esse cenário, tenho muitos amigos lá....mas o ambiente está contaminado e de dificil convivência.

    Quinhos

    ResponderExcluir
  6. Varredura???
    Separar os tomates podres.

    É fácil jogar no ar sem dar nomes, o correto seria listar os botonistas problemáticos e conversar, caso não ocorra mudanças "desses botonistas", a solução e a suspenção imediata.

    Ah...e só quem joga pode opinar.

    ResponderExcluir
  7. Não vejo necessidade de citar nomes neste espaço, todos nós sabemos quem cria problema(s) na mesa durante as competições.

    Na minha opinião o que precisamos é regulamento e punição para os acontecimentos dessa natureza ou que não obedeçam os mandamentos acima. Punindo sem medo e sem dó a coisa vai funcionar, tenho certeza.

    ResponderExcluir
  8. Concordo contigo Felipe!!!

    A maior prova de um regulamento correto é o pessoal de Viamão, no qual não admitem problemas durante os jogos, caso contrário haverá punição.

    Vejo que os problemas se estendem fora os campeonatos, e até mesmo nos amistosos.

    ResponderExcluir
  9. Tou opinando e vou continuar opinando qdo eu achar necessário. MESMO NÃO JOGANDO. E não tenho jogado exatamente por causa desses motivos todos citados.
    Bom, pelo visto, o problema é o mesmo do BRASILZINHO, nosso país: A IMPUNIDADE. Pior que ali no bazar é meio complicado de resolver isso da maneira que gostaríamos e que seria eficiente.
    Falowww. Quem não gosta das minhas opiniões que venha falar para mim, e não com indiretinhas, ok??
    Abrassssssssss. Cassi.

    ResponderExcluir
  10. Cassi,
    É muito blá-blá-blá...
    Depois do retorno do Felipe tu só jogou um campeonato, e após largou.
    Tenho certeza que muitos só ficam dando pitacos e não fazem nada para melhorar, desta forma só há críticas.

    Tá afim de ajudar??

    Se for o caso, montamos uma comissão no Bazar e TU fará parte, daí sim você poderá criticar vêemente e pôr as tuas idéias de melhoria.

    Flw

    ResponderExcluir
  11. Pergunto aos amigos:

    Enquanto seu adversário vence por 1x0, tudo bacana, jogo bom, nenhuma dúvida e tudo mais, ou seja, tem a certeza que já é campeão. No final da partida, você chega ao empate num lance "bem" tranquilo mas, seu adversário diz que foi falta ou não foi gol. Qual a atitude correta e dentro das regras de bom comportamento?

    Deixa prá lá? Mesmo sabendo que foi gol e não teria o porque de mentir ou sacanear seu adversário?

    É bom lembrar que, só para finalizar, em todos os campeonatos do ano chego entre os quatro primeiros colocados sem precisar "roubar ou sacanear" meus adversários.

    Cestari jr

    ResponderExcluir
  12. Edu, o dia que eu não estiver a fim de ajudar, eu não emito opinões e sim começo a dar pitacos. E não me leve a mal, mas quem decide se eu posso criticar veementemente o que está ao meu redor, sou eu...
    Mas conversaremos isso pessoalmente.
    abraço! Cassi

    ResponderExcluir
  13. Não tá em discussão teu lance e muito menos o quanto tu joga bem sem roubar ou etc, to falando de forma abrangente e para todas as competições.

    O debate aqui é muito maior que isso e não to preocupado com o desfecho da copa do rei, e sim com o descontentamento de muitos botonistas que são "obrigados" a conviver com quem não tem nenhuma preocupação com os outros. O ambiente tá ruim e, no que depender de mim, vai melhorar, custe o que custar.

    ResponderExcluir
  14. Felipe

    Tu estás te refirindo a mim?

    ResponderExcluir
  15. Junior, não tá em discussão teu lance e muito menos o quanto tu joga bem sem roubar ou etc, to falando de forma abrangente e para todas as competições.

    O debate aqui é muito maior que isso e não to preocupado com o desfecho da copa do rei, e sim com o descontentamento de muitos botonistas que são "obrigados" a conviver com quem não tem nenhuma preocupação com os outros. O ambiente tá ruim e, no que depender de mim, vai melhorar, custe o que custar.

    ResponderExcluir
  16. A verdade que a vitória sempre é bem-vinda,mas ela esconde muita coisa e a derrota é amarga mas ela nos ensina muito mais que a vitória pois,estamos vendo nossos defeitos não só como botonistas mas como seres humanos ,a vitória na maioria das vezes ela infla o "ego"e você não ve seus defeitos aquele que aprende com a derrota será um grande vencedor em tudo na vida!Felipe você é um ex:.de um ÓTIMO VENCEDOR e um ser humano FANTÁSTICO vocÊ é referência no futebol de mesa!!!um abraço do cabrito!!

    ResponderExcluir
  17. Felipe

    Não levei pro lado pessoal mas, acho que não entendi!

    ResponderExcluir
  18. Punição não machuca ninguém,eu já fui punido e isso me tornou um botonista muito mais forte em todos os sentidos ,sentimentos e atitudes e hoje eu agradeço as pessoas que me puniram a tempo para corrigir meus defeitos pois,essas pessoas me ajudaram muito e eu sou grato a elas!Felipe não tem preço ver vocês vindo na minha cidade compartilhar o futebol de mesa conosco isso não tem preço!!!!!!Punição sim!

    ResponderExcluir
  19. Basta um post bem colocado que inúmeras pessoas começam a se culpar e criticar.

    No FM é difícil pessoas vestirem a camisa, ainda mais que a crítica é fácil de ser feita, porém suar a camisa em prol de muitas pessoas é fácil para quem está do "lado de lá".

    EU acredito que o Bazar vai passar por algumas mudanças, claro que para melhor!!!

    Esse turbilhão de informações resultará em melhorias para todos...a não ser para os punidos de alguma forma.

    Quem joga quer um ambiente sadio, só assim poderá haver o retorno de botonistas que não estão jogando atualmente, e consequentemente ajudarão na reestruturação do departamento do Bazar Mimo, e não da lado comercial.

    Sejamos práticos, sugiro uma assembléia de todos os botonistas que disputam as divisões do Bazar para resolver esta situação lamentável.

    ResponderExcluir
  20. Edu, não vai ter assembléia nenhuma. Até o momento toda a organização do departamento do bazar ficou sob responsabilidade de pouquíssimos botonistas. Eu faço muita coisa por lá, mesmo tendo quem não goste, e sempre tento, dentro de como vejo as coisas, pensar no coletivo e ouvir todo mundo.

    Agora vou me rservar o direito de tomar as decisões que achar necessárias com base em tudo que foi dito e em tudo que tem ocorrido.

    Com certeza teremos novidades para as próximas disputas. Abraços

    ResponderExcluir
  21. De qualquer maneira volto a repetir, o que escrevi e penso não se limita ao que acontece no Bazar, pois temos exemplos negativos na maioria das sedes.

    ResponderExcluir
  22. Edu,

    quando tu fala que não adianta "jogar no ar sem citar nomes"...não ajuda em nada, na real parece que só quer ver o circo pegar fogo mesmo. ( interpretação )

    Não cito nomes, pois tenho meus conceitos para uma boa convivencia que podem e com certeza são bem diferentes dos de várias pessoas lá...inclusive tu. Quem sou eu pra julgar alguem?

    Lembramos o fato de não haver barulho ou bagunça lá em cima nos jogos de campeonato...quando eu reclamava disso, me falavam que lá é a "bombonera do botao"...eu não acho tão sadio assim isso...mas tem gente que acha. Foi uma briga pra criarem a "regra" de ter que descer nos jogos, e muitos ainda reclamam disso.

    Ficamos apenas então no "fato" ocorrido com o Junior e o seu adversário...pois eu já passei por isso e sei exatamente qual o problema. Graças a Deus o Monica viu o lance, e me lembro perfeitamente da reação do cidadão depois do meu jogo, pois varias pessoas vinham me perguntar "que que houve no teu jogo?"...parecia que eu tinha roubado.

    Basta saber se a maioria pensa o mesmo...se acha correto uma punição. Eu sou MUITO FAVORAVEL.

    Concordo com uma assembléia...acho uma ideia válida, porém precisa que os INTERESSADOS participem de forma produtiva senão de nada adianta.

    Quinhos

    ResponderExcluir
  23. Bom,humildemente vou expressar minha opinião a respeito disso MESMO NÃO JOGANDO NO BAZAR,mas,como frequento aquele lugar desde criança e,consequentemente,conheço a maioria do pessoal de lá desde essa etapa da minha vida e ainda mais agora que forneço material pro nosso amigo Domenico,democraticamente darei meu pitaco;creio que poderiamos dar um ''gelo''(isto é,ignorar,não dar mais bola pro cidadão) nessas pessoas que aprontam atitudes no qual o post contesta como por ex:hj quando chego no bazar,vejo o polemico botonista discurssando e tendo uma rodinha em torno dele(dando ouvidos)dizendo que:"me chamaram de q n sei perder,mas quando perdi a copa do mundo pro ciclano,n reclamei,quando predi n sei o q pro fulano tbm n reclamei e etc...''ora,todos nós sabemos q essa pessoa SEMPRE TEM A MESMA DESCULPA ainda dão ouvidos!!!Creio q ignorá-los,deixá-los no ostracismo seria mais útil até pra eles mudarem o seus respectivos comprtamentos e serem mais humildes com os próximos.Nando

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TÚNEL DO TEMPO: VH EM POA, 1983!

VENDO CHUTEIRA LOTTO!

LIGA GAÚCHA FM: CALENDÁRIO 2023!