BM FC OSCILANDO NO INÍCO DE 2011!
POSTURA OU JOGOS DISTINTOS?
Jorge Coelho – Porto Alegre, 02 de fevereiro de 2011.
Jorge Coelho – Porto Alegre, 02 de fevereiro de 2011.
Vou reunir nesta crônica as duas últimas partidas do Bazar. Um vexame histórico contra o Santos em nosso jogo noturno na cidade de Gravataí e uma recuperação muito importante, com difícil vitória sobre a boa equipe do Perimetral em Canoas, no dia de Navegantes. Uma goleada sofrida de 7 a 2 na noite do dia 31 de janeiro, e uma vitória de 3 a 2 frente ao Perimetral no campo do Frigosul no último dia 02.
Estou fazendo apenas uma crônica não somente por uma questão racional de espaço e informação, considerando a proximidade das duas datas, mas para enfatizar as diferenças de postura das duas equipes nos dois jogos. Estes, de tão distintos, nos poderiam levar a crer que fossem quatro equipes diferentes nas partidas, tamanha as discrepâncias entre os times do Bazar. Não estou me referindo a este ou aquele jogador, mas a algumas falhas de posicionamento que coletivamente podem vir a fazer a diferença nos jogos futuros.
Na noite de segunda-feira, no simpático campo do Ases, o Bazar entrou em campo contra uma equipe forte, jovem, muito veloz, com jogadores habilidosos e que rapidamente controlou as ações no primeiro tempo, contando com uma noite não muito feliz do nosso goleiro reserva. Fizeram dois a zero, o Bazar descontou com um pênalti bem marcado, acho que o Chico sofreu outro pênalti ainda no primeiro tempo quando o placar estava ainda 2 a 1 ignorado pelo juiz, mas a diferença das equipes, pelo menos no tocante ao desempenho em campo, ficou sacramentada no placar de 4 a 1.
Na segunda etapa perdemos dois gols incríveis, que poderiam ter modificado nossa sorte na partida, sendo um deles simplesmente inacreditável pelo Cássio. Logo depois disto, não vi a entrada do atacante na minha direita e permiti que a bola chegasse até ele, que não teve trabalho para tocar por cima do Pato. Os demais gols são sem comentários: outra falha do goleiro, um desânimo completo e no final do jogo a falta de luz acabou por ser providencial. Para quem gosta tanto do Bazar este tipo de resultado traz um sentimento deprimente.
Acredito que teríamos muitas dificuldades contra o Santos, pois o time deles é bom. Mas nosso descaso com o posicionamento tático, que facilitou em muito a missão do adversário, chamou a minha atenção. O Ronaldo saía muito da zaga, assim como o Breno; o Marquinho que jogava na cabeça de área, várias vezes estava no ataque, ou na função daquilo que se chamava no meu tempo de ponta de lança. Não sei se o mal desempenho do Fernando se deu também por nossa postura tática. O Chico se lançava ao ataque e não conseguia voltar para marcar o veloz ponteiro direito. Por que nossos laterais gostam de avançar quando atacamos com o lateral do lado oposto? Com dois laterais no ataque fica muito mais fácil para os atacantes adversários. Na medida em que os gols foram saindo, nosso posicionamento foi piorando, com vários jogadores simplesmente abandonando suas posições. E Eu abandonei definitivamente os jogos noturnos. Minha visão não permite.
Na quarta-feira, após um início inseguro, em que recuávamos muito e o Perimetral jogava pelos dois lados do campo, e já com o placar adverso em um gol (uma bobeira, pois a bola ficou ao nosso alcance por duas vezes antes de ser empurrada para nossa rede), equilibramos o jogo, passamos a jogar de uma forma mais compacta e empatamos a partida através do Bonds. No segundo tempo, em que pese o cansaço, mantivemos o time fechado com contra ataques rápidos através do Bon Jovi e com o Garça já na lateral. Conseguimos o segundo gol com o gol do Felipe, perdemos mais algumas chances, o adversário também.
A partida seguia equilibrada. O Perimetral tinha maior volume, mas nosso time se fechava com inteligência e saía rápido em para o ataque. Em um excelente lançamento do Vilson – lançamento da China! – o Bon Jovi fez o terceiro. O adversário passou a nos pressionar mais, e no finalzinho do jogo o juiz marcou pênalti (a meu ver duvidoso) sobre o Peter e o placar ficou definido em 3 a 2 para o Bazar.
Estávamos diante de um time veloz, habilidoso, forte e jovem, que acabou por nos causar dificuldades similares as que tivemos contra o Santos. Na partida noturna, tínhamos um número maior de reservas e um desgaste muito menor físico. Entretanto, jogamos de forma mais consistente ontem, pois mantivemos a postura de luta na defesa e meio de campo, e guardamos nosso posicionamento. Nossa melhor organização em campo acabou por nos ajudar a superar um adversário difícil, tal qual o Santos.
É claro que há outras variantes a ser consideradas, mas precisamos ter a consciência de que nos é fundamental, ainda que primariamente, mantermos uma coesão tática em campo. Ou nosso time de amigos vai afundar nos resultados adversos, tendo dois ou onze reservas para jogar.
------------------
FICHA TÉCNICA DOS JOGOS:
-------------
SEGUNDA-FEIRA, 31 DE JANEIRO DE 2011
GRAVATAÍ - RS - CAMPO DO ASES - 21H
BM FC 2 X 7 SANTOS FC
GOLS: RONALDO(penalti); FELIPE
PATO
GAVILAN BRENO RONALDO CHICO BENTO
FERNANDO - MARQUINHOS - MORIM
BONDS - FELIPE
BON JOVI
DEPOIS:
FILIPE - COELHO - TOLEDO - LOOKBEE - PETER - CASSIO
OUTROS: THALES, ARTHUR
---------------
QUARTA-FEIRA, 02 DE FEVEREIRO DE 2011
CANOAS - RS/ CAMPO DO FRIGOSUL - 10H
BM 3X2 PERIMETRAL
GOLS: BONDS, FELIPE e BON JOVI
DIEGO
GAVILAN - ROGER - COELHO - DANIEL
FILIPE - WILSON - MORIM
BONDS - FELIPE
BON JOVI
DEPOIS: MARCIO - LOOKBEE
SEGUNDA-FEIRA, 31 DE JANEIRO DE 2011
GRAVATAÍ - RS - CAMPO DO ASES - 21H
BM FC 2 X 7 SANTOS FC
GOLS: RONALDO(penalti); FELIPE
PATO
GAVILAN BRENO RONALDO CHICO BENTO
FERNANDO - MARQUINHOS - MORIM
BONDS - FELIPE
BON JOVI
DEPOIS:
FILIPE - COELHO - TOLEDO - LOOKBEE - PETER - CASSIO
OUTROS: THALES, ARTHUR
---------------
QUARTA-FEIRA, 02 DE FEVEREIRO DE 2011
CANOAS - RS/ CAMPO DO FRIGOSUL - 10H
BM 3X2 PERIMETRAL
GOLS: BONDS, FELIPE e BON JOVI
DIEGO
GAVILAN - ROGER - COELHO - DANIEL
FILIPE - WILSON - MORIM
BONDS - FELIPE
BON JOVI
DEPOIS: MARCIO - LOOKBEE
Certamente o técnico desse Santos não era o Hélio.
ResponderExcluirhehehe Pior que o Coelho se equivocou... o nome do time é BAHIA FC. Flww
ResponderExcluirps.: Macaco, tá na mão aquele nome na lista no domingo?
Felipe
Alô, oi, por onde anda o Pincharrata?
ResponderExcluirFaloww...
Pessoal tá de férias.... literalmente! Meu time não entra em campo já faz um bom tempinho e, até o momento, sem previsão de retorno.
ResponderExcluirFlwww
Felipe
De fato, é Bahia...
ResponderExcluirMas observem o nome do time que eu recebi na ficha técnica do jogo...
Coelho