CANOAS FUTMESA VENCE O METROPOLITANO!

E no último sábado, dia 18 de maio, aconteceu em Esteio - RS, o X CAMPEONATO METROPOLITANO DE FUTEBOL DE MESA/REGRA GAÚCHA, evento anual realizado pela LIGA GAÚCHA DE FUTEBOL DE MESA, e desta vez com o apoio da LEFUME - LIGA ESTEIENSE DE FUTEBOL DE MESA. A competição, disputada no Ginásio de Esportes localizado na Rua Liberato Salzano, n° 1137, foi disputada por 7(sete) equipes da região metropolitana: BAZAR MIMO(POA), LEFUME - LIGA ESTEIENSE DE FUTEBOL DE MESA, GRÊMIO NÁUTICO UNIÃO(POA), SOCIEDADE POLÔNIA(POA), YPIRANGUINHA(POA), AWLFM - ASSOCIAÇÃO WASHINGTON LUIS DE FUTEBOL DE MESA e CANOAS FUTMESA. A se lamentar as estranhas ausências da LIGA VIAMONENSE DE FUTEBOL DE MESA, campeã de 2010, e da AABNH, de Novo Hamburgo, associações com núcleos fortes e bons botonistas.
(Vicente prometeu o título para o Zecão e cumpriu)
A competição previa uma primeira fase de todos x todos, com a classificação dos 4 primeiros para semi final, esta através de confronto entre o 1° colocado contra o 4° colocado, e do 2° contra o 3°. As equipes com melhor pontuação ainda jogavam por um empate. Para quem não está familiarizado com uma disputa por equipe ela se dá atráves de 5 jogos simultâneos, e cada equipe escolhe os seus 5 botonistas e entrega a relação no "escuro" para o mesário, ou seja, o confronto só é revelado na hora do jogo mesmo. Os resultados dos cinco jogos são somados e temos entao o resultado do confronto, exemplo: se uma equipe ganha 3 jogos, empate 1 e perde 1, o resultados final do confronto é 10 x 4.
(0x0 com Marcus Crusius, para começar o dia)
Com relação a fórmula deixo aqui minha única crítica ao METROPOLITANO 2013. Sendo um torneio por equipes e com apenas 7 participantes, não vejo nenhuma necessidade de formulismo, o que é indispensável quando a quantidade de jogos é grande, o que não era o caso. Depois de uma disputa de pontos corridos, todos x todos, não resta dúvidas de quem teve o melhor rendimento, ao menos a meu juízo. Liderar todo o certame, chegar em primeiro e precisar validar sua posição novamente em um confronto direto contra alguém que ficou alguns ou vários pontos atrás é dar chance para injustiças e acirrar rivalidades. Que fique claro que esta é uma opinião de botonista e não da associação que represento. Também sei que a fórmula é legítima e foi aprovada em reunião dos representantes, embora a proposta tenha sido apresentada durante a reunião prévia e sem discussão antecipada dos núcleos. Felizmente deu tudo certo e a equipe que chegou em primeito lugar na primeira fase acabou confirmando nos confrontos diretos a sua superioridade.
(Josias jogando em alto nível)
No mais a competição transcorreu sem nenhum problema ou maior dificuldade, ao contrário, o que percebi foi uma disputa leal na maior parte do dia, com respeito as regras do jogo e bom convívio, embora o natural clima de competição durante os confrontos e algum abuso eventual, com gritos e provocações nem sempre recomendáveis. Afora isso tivemos também boa estrutura para o bom desempenho dos botonistas, especialmente com relação as mesas, a maioria em ótima estado. Talvez a iluminação do Ginásio tenha deixado um pouco a desejar no final da tarde, até mesmo porque o sábado foi um dia nublado e luz natural limitada, mas nada que tenha comprometido. Neste aspecto deixo desde já o registro e agradecimento ao esforço da LIGA e da LEFUME por terem propiciado boas condições e ótima organização, ainda mais num período em que tudo em torno da Regra Gaúcha anda pouco prestigiado, por assim dizer.

Nas quatro linhas foi realmente gratificante perceber que uma idéia, uma proposta nova, de certa forma ousada e que mexeu com situações e posições consolidadas, também pode ser vencedora competindo. Vencemos com sobra, mas acima de tudo vencemos como gostaríamos de vencer, jogando botão por prazer, com serenidade, respeito pelo adversário, respeito pelos membros da nossa equipe, respeito as decisões do capitão, respeito ao evento e muito pé no chão. Dos nossos 11 atletas aptos apenas o Chivas não pode comparecer, infelizmente, mas os outros 10 estavam lá ajudando e torcendo junto. Apenas 5 jogam por rodada, e ver que este limite em nenhum momento causou incômodo ou chateação não tem preço. Todos jogaram, todos ajudaram, todos ganharam. Pode parecer bobagem, muitos nem mesmo acreditam nisso, mas o CANOAS FUTMESA não foi criado para ganhar títulos e muito menos para ser competitivo, e sim para abrigar gente que ama o futebol de mesa e que faz disso um pretexto para estar entre amigos. Já se passaram 1 ano e alguns meses do nosso começo e até agora só temos que agradecer, pois estamos cumprindo nosso objetivo com sobras. Levantar taça e ganhar títulos é consequência, e que bela consequência! Que outros mais venham, nosso objetivo não é ganhar, mas ganhar é bom demais! Parabéns aos associados e aos membros da equipe CANOAS FUTMESA, campeã METROPOLITANA DE FUTEBOL DE MESA/REGRA GAÚCHA 2013!

Comentários

  1. Mais uma vez meus parabéns a equipe do Canoas Fut. Mesa. Associação onde tenho grandes amigos do nosso amado jogo de botão. Infelizmente nós da Liga Viamonense não podemos nos fazer presentes por falta do número mínimo de botonistas para compor a equipe, a grande maioria de nossos filiados tem compromissos profissionais no sábado e alguns particulares, realmente foi uma pena. Nos vemos no Estadual se Deus quizer!!!!
    Grande abraço à todos!

    ResponderExcluir
  2. Parabens, Felipe e todos os membros do CANOAS. grande conquista, mostrando realmente a força desta equipe, não só nas mesas mas tambem na afinidade e amizade entre seus membros.
    Reitero o comentário do Rodrigo Padre, pois foi com muita lastima que a LVFM não pode estar presente nesta competição, que aliás tem enorme satisfação de jogar. Ainda estamos em um processo de reestruturação, muitos botonistas chegando a LV e além disso os compromissos com trabalho deiram nossa equipe sem atletas para fechar o numero minimo exigido, uma pena. Mas não há de ser nada, tudo esta se encaminhando de forma correta e serena na LVFM e em breve estaremos novamente participando das competições da Liga Gaucha.
    Novamente parabens a todos de CANOAS, paranens a LEFUME pela organização e ao Presidente Clovis pela competição.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Padre e Alex! Realmente acho importante a presença de vcs de Viamão, um núcleo sempre correto, interessado e buscando o crescimento da regra gaúcha. Força e até o próximo torneio oficial por equipes. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Parabéns para todos os botonistas da Equipe de Canoas... grandes craques do futemesa reunidos.

    E a cor do uniforme também fechou com chave de ouro!!! Melhor cor do mundo!!!

    Abraço

    Guilherme Álix

    ResponderExcluir
  5. Bem amigos do futebol de mesa gaúcho, quero parabenizar o grupo de amigos pelo título e agradecer a lembrança da liga Viamonense, como o Alex já falou estamos nos reestruturando. Mais quero deixar registrado também gosto muito dos amigos que fiz e tenho muito afinidade com todos.
    Parabéns a todos.
    Grande abraço aos amigos

    ResponderExcluir
  6. Valeu Álix, a cor é apenas uma coincidência, não começa. rsrsrs

    Manga, valeu e força aí p no estadual Viamão se fazer presente. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Felipe,

    Parabens pelo post, retratou de uma forma PERFEITA o que significa a idéia que começamos a pensar a mais de um ano e que graças a Deus conseguimos tornar realidade.

    Aos amigos de Viamao, muito obrigado...o reconhecimento de amigos feitos através do Futebol de Mesa ( e essa é a essencia da coisa ) e mais gratificante que qualquer troféu.

    Alix, a cor é linda !!!! Hehehe

    Vida longa ao Canoas Futmesa, com muitos jogos, risadas, churrascos, historias pra contar, projetos novos e campeonatos competitivos e em clima de harmonia pra levar o nosso futebol de botao aqueles que gostam de jogar e se divertir.

    Futebol de mesa, amizade e diversão....esse é o espirito.

    Abraço

    Quinhos

    ResponderExcluir
  8. É isso aí Quinhos hehe

    --------------------

    Tem razão também Felipe... acima das cores, o que vale mesmo nessa vida é a parceria verdadeira.

    Guilherme

    ResponderExcluir
  9. A Vitória foi gratificante,mas o que mais me chamou a atenção,foi a humildade de botonistas consagrados na Regra Gaúcha,não teve vaidade em nenhum momento da competição,todo mundo se ajudando,um torcendo pelo outro como tem que ser uma equipe de verdade,fico feliz em ter cumprido minha promessa ao meu grande amigo Zecão,um apaixonado por futebol de mesa,mas acima de tudo um baita amigo sempre pronto a ajudar,embora muitos não acreditem a nossa mentalidade é jogar botão,em momento algum ouve qualquer tipo de pressão ou cobrança interna por conquistar o metropolitano,acredito que isso tenha facilitado muito o nosso rendimento,obrigado aos amigos de Viamão e ao Guilherme pelas felicitações e que o futebol de mesa seja sempre a prioridade!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Vicente, fez promessa em nome do Canoas Futmesa? Complicado isso...

    E não teve pressão em termos, tinha neguinho enlouquecido por lá....rsrsrrs

    Que bom que livramos tua cara junto ao Zecão, senão ia ser brabo olhar p ele. hehehe

    ResponderExcluir
  11. Pessoal,so estou olhando este post perfeito do gringo Felipe hoje,cara sem palavras a equipe canoas futmesa é isso aí.VALEU VICENTE.ABRS A TODOS.ZECÃO.

    ResponderExcluir
  12. Valeu, Zecão!! Enfim tá com acesso a web... rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo caneco!

    Preocupante a vertiginosa queda de equipes participantes nos últimos anos em torneios dessa veia do Regra Gaúcha.Até uns 2 ou 3 anos atrás,participavam entre 12 e 15 equipes.Hoje apenas sete!! Desse jeito,a Regra Gaúcha vai agonizar ainda mais...

    Que boina heinho!!

    beijos,nando(que não é mais ruivo).



    ResponderExcluir
  14. Verdade, Noir! A situação é crítica realmente, mas não sei se é algo realmente preocupante, depende muito da visão individual sobre o futebol de mesa.

    Tem cara que nem mesmo gosta de jogar, prefere ficar só circundando o ambiente, ou mesmo fazendo negócios e jogando amistosos, eventualmente.

    Infelizmente para cada botonista que deseja algo forte e organizado, tem outros 9 que vivem puxando o tapete ou esperando alguma brecha p descer o cacete.

    Para uma REGRA que não conseguiu fazer um estadual por equipe ano passado, reunir 7 equipes para um METROPOLITANO é um feito e tanto.

    Abraços e me explica melhor essa de ex -ruivo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TÚNEL DO TEMPO: VH EM POA, 1983!

VENDO CHUTEIRA LOTTO!

LIGA GAÚCHA FM: CALENDÁRIO 2023!