CAMPEÃO ESTADUAL INDIVIDUAL 2010!!

Foi realizado no último sábado, dia 16 de outubro, no SEST/SENAT, em Porto Alegre - RS, a XIV edição do Estadual Individual da Regra Gaúcha. Organizado pela Liga Gaúcha de Futebol de Mesa, a competição reuniu os 64 melhores botonistas em 2010 representando 9(nove) associações do Estado e região metropolitana: Liga Viamonense, Bazar Mimo, Zona Sul, AWLFM, Charqueadas, GNU, Polônia, Novo Hamburgo e LEFUME.
A primeira fase foi bem complicada, pois o GRUPO B jogou nas mesas 5,6,7 e 8, mesas de madeira dura, que deslizavam muito e deixavam a bolinha “viva” e de difícil controle. Considero este tipo de mesa, e é apenas uma opinião pessoal e subjetiva, um obstáculo a ser enfrentado, pois os botões ficam sem peso e dificultam as “coberturas”, jogadas de aproximação, tabelas e cavadas. Minha preferência sempre é por mesas mais macias, que não deslizam e nem trancam e que permitem o uso da força necessária para cada movimento pretendido, respeitando o peso e o tamanho de cada botão. Mas o problema, pelo menos em tese, era para todos e isso equilibrou a disputa. Para o início desta competição optei em usar o time que jogou a última “Libertadores do Bazar”, mesmo não sentindo a firmeza e confiança adequada naqueles botões para uma competição tão acirrada. A campanha acabou sendo boa, com apenas uma derrota, para o Quinhos. Seguem os jogos da primeira fase:

---------------------------
PRIMEIRA FASE – JOGOS:
FELIPE 2 X 0 OBERECI(YPIRANGUINHA)
FELIPE 0 X 0 ZECÃO(POLÔNIA)
FELIPE 4 X 0 JULIANO SANGUINÉ(CHARQUEADAS)
FELIPE 1 X 0 CARLOS FUTURO(GNU)
FELIPE 5 X 0 DIEGO SILVA(CHARQUEADAS)
FELIPE 1 X 2 QUINHOS(BAZAR MIMO)
FELIPE 2 X 0 PERRONI(GNU)
---------------
SEGUNDA FASE - PRIMEIRO MATA-MATA:
FELIPE 1 X 1 CABRITO
Com 16 pontos ganhos acabei em segundo lugar no grupo e fui para o primeiro dos confrontos de mata-mata, contra o botonista Cabrito, da Liga Viamonense, com a vantagem do empate. Como os jogos seriam nas mesas da LEFUME optei por trocar de time, uma medida arriscada naquela altura, e coloquei em campo o time que conquistou a COPA 30 ANOS DO BAZAR MIMO, ou seja, um time vencedor e que poderia me dar mais confiança na mesa. Com relação a partida, propriamente dita, desde o início Cabrito procurou atacar, especialmente em jogadas feitas pelo lado esquerdo de ataque, onde conseguiu agrupar 3 ou 4 botões e construiu uma casinha que resultou no primeiro gol do jogo, revertendo a vantagem e me deixando na obrigação de buscar o empate. Comecei a arriscar um pouco mais, inclusive deixando chutes difíceis que Cabrito preferiu não arriscar. No começo do segundo tempo num ataque pela esquerda e mais próximo da linha de fundo sobrou uma bola alta, de virada e com relativa dificuldade, resultando no gol de empate feito pelo camisa 11 e dando uma acalmada no jogo. Logo em seguida outro erro originou uma chance clara que meu lateral esquerdo chutou no travessão e deixou escapar a chance de uma maior tranqüilidade no jogo. A partir daí Cabrito se jogou ao ataque com força e ainda criou duas boas jogadas quee culminaram com chutes, um na trave outro no goleiro, não alterando o empate que persistiu até o final e garantiu a minha classificação para a próxima fase.
--------------------
OITAVAS DE FINAL: FELIPE 2 X 0 CLÓVIS

Meu próximo adversário foi o grande Clóvis, botonista de ponta e representante da AWLFM – ASSOCIAÇÃO WASHINGTON LUIS DE FUTEBOL DE MESA. Neste jogo consegui maior controle das ações, principalmente defensivas, não deixando o adversário armar jogadas ou me colocar em situação de perigo. Num dos ataques pela direita Clovis não arriscou a cavada contra o próprio campo e preferiu dar um “tapa” na bola para o lado, mas deu curto e propiciou um arremate difícil, que exigiu força e precisão na virada, e resultou num belo gol do meu centromédio, camisa 5. Clóvis ainda tentou mas não conseguiu se adaptar a mesa e seu jogo não entrou, facilitando minhas ações. No segundo tempo num lance de azar dele, ou sorte minha, a bola acabou espirrando e parando a frente do meu ponteiro esquerdo que estava na posição, 2x0 e tranqüilidade para segurar o jogo até o final.
---------------------
QUARTAS DE FINAL: FELIPE 3 X 0 QUINHOS
A vantagem era minha novamente e sabia que o Quinhos iria me atacar e eu não poderia dar chances para ele, além de aproveitar qualquer descuido dele. E ainda no primeiro tempo ele errou e acabou deixando uma bola atravessada e alta para meu ponteiro esquerdo na posição, sempre ele, que acabou desferindo um lindo chute de virada por cima do goleiro. Golaço!! Depois Quinhos teve duas oportunidades, um chute de virada numa boa jogada de lateral que o goleiro defendeu e um chute de longe na trave, numa falha lamentável numa cobrança de tiro de meta. Daí o inesperado se fez presente e Quinhos fez uma jogada de aproximação fácil, mas jogou sem cautela e fez uma falta ridícula próxima da área, pelo lado direita da defesa dele. 2x0 e depois era só deixar o tempo passar. Ainda sobrou mais uma bola de frente para o ponteiro esquerdo, novamente na posição, que não desperdiçou e liquidou a fatura.
---------------
SEMI-FINAL: FELIPE 1 X 0 EDU CAXIAS
Jogo muito complicado, ainda mais depois da jornada intensa de jogos e da tensão acumulada durante o dia. Edu Caxias num dia iluminado, com uma campanha absurda e já tendo eliminado botonistas do mais alto nível como Roberto e Caverna, por exemplo. Para piorar a vantagem do empate era dele, ou seja, eu teria que atacar e ainda cuidar para não sofrer gols. O jogo se apresentava sem muitas possibilidades, até que Edu errou logo no início uma afastada e deixou a bola livre para meu meia direita, que incrivelmente chutou na trave e perdeu uma chance ímpar de reverter a vantagem. No segundo tempo Edu errou uma cobertura fácil pela esquerda, nas proximidades da área, deixando um chute reto na diagonal para meu meia direita se redimir e abrir o placar. A partir de então Edu se jogou ao ataque e criou muita dificuldade, agrupando vários botões no lado esquerdo de ataque e me obrigando a suar a camisa para resistir. Em uma bola atravessada em que eu não queria ceder lateral tentei bater forte para tiro de meta e acabei dando uma rosca que sobrou de frente para o gol, num chute central e com bolinha baixa. Incrivelmente a bola acabou batendo na trave e o placar continuou inalterado até o final, embora a pressão tenha continuado. No final um descontentamento com o tempo que levei para jogar, segundo o Edu além dos 15 segundos permitidos, trouxe um elemento desagradável para o jogo, mas compreendo a irritação dele e só posso dizer que não sei se o tempo extrapolou e não usei de má-fé em nenhum momento, se aconteceu foi por absoluta dificuldade de definir a melhor jogada.
----------
FINAL – FELIPE 1 X 0 BODUR
Na grande final o jogo seria disputado em igualdade de condições, ou seja, sem vantagem. Empate no tempo normal levaria para prorrogação de 10 minutos corridos e, persistindo o empate, pênaltis. Bodur optou por uma postura defensiva, não arriscando e aguardando meus movimentos. Primeiro tempo de insistência de minha parte e nenhum erro defensivo, sem nenhuma oportunidade de gol para os dois. No segundo tempo precisei fazer uma cobertura no meio do campo e acabei ficando em posição que facilitava a cavada de contra meu gol, no entanto a bola acabou batendo na mão do Bodur, num lance raro e que poderia decidir a partida. Infelizmente eu não tinha muitas possibilidades de passe, e acabei arriscando um passe longo para a linha lateral esquerda de ataque, na tentativa de acertar meu camisa 10 mas a bola passou muito próxima e saiu para lateral cedida. O jogo já se encaminhava para o final quando consegui forçar o erro do Bodur em coberturas pelo lado esquerdo. A jogada foi se desenhando como previsto e acabei dando um cheque- mate com bolinha alta, na diagonal próxima a área pelo lado direito de ataque. Novamente meu camisa 11, o botão decisivo do torneio, bateu firme e por cima do goleiro decretando o 1x0. Naquele momento senti que dificilmente perderia o título. Com a vantagem nas mãos e pouco tempo de jogo foi só administrar e não deixar o adversário crescer, o que efetivamente ocorreu até o cronômetro tocar. Campeão estadual!!!

Uma sensação de alívio e felicidade tomou conta e ao ser cumprimentado pelos amigos presentes realmente me emocionei, algo que não esperava e de certa forma me surpreendeu. Mas depois de tanta pressão, tantos jogos difíceis, e tanta coisa administrada na tentativa de manter o equilíbrio, me pareceu natural relaxar e chorar um pouquinho, afinal ninguém é de ferro. Hehehe
Foi difícil, muito difícil! É um título importante, considerado por muitos como o mais importante da nossa regra, e eu já havia tentado algumas vezes sem êxito, mas enfim aconteceu e fico contente. Agradeço a força e as palavras de apoio de muitos, em especial do Perroni, Quinhos, Junior, Gordano, Manga, Padre, Vinícius, Thiago Leão, Roberto Moreira, Pedro, Rodrigo, Claudio, Valter, Clovis, Caverna, Salomão, Cabelo, Zecão, Noir, Costa, Ricardo e tantos e tantos outros. Muito obrigado, mesmo!!

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO ESTADUAL:
CAMPEÃO: FELIPE MARRANGHELLO(BAZAR MIMO)
VICE-CAMPEÃO: BODUR(SOCIEDADE POLÔNIA)
3° LUGAR: GUILHERME(BAZAR MIMO)
4° LUGAR: EDU CAXIAS(BAZAR MIMO)
5° LUGAR: MARIO(ZONA SUL)
6° LUGAR: QUINHOS(BAZAR MIMO)
7° LUGAR: ROBERTO MOREIRA(AWLFM)
8° LUGAR: MÔNICA(AWLFM)

Comentários

  1. Fala professor!!!!!!!!!Parabéns pelo caneco!!!!!!!!!Esse título já era pra ter sido seu há horas,nada como uma dívida que o tempo paga.E,de quebra,eliminando botonistas de nível como Cabrito,Clóvis e Edu Caxias.Abraços noir.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme seria o Mãos ou eu tou muito doido? Se a resposta for sim, PARABÉNS pelo 3o lugar.

    Macaco.

    ResponderExcluir
  3. Felipe parabéns por essa importante conquista, merecido!!!

    ResponderExcluir
  4. Felipe

    Embora já tenha te parabenizado pela grande conquista no dia da realização do Campeonato, deixo aqui registrado os meus cumprimentos pela sua excepcional campanha e merecida conquista.

    Entendo ainda que essa tua conquista tem maior valorização e repercussão pela existencia atualmente da Liga Gaucha, que hoje nos une e nos fortalece. Um abraço.
    Obereci

    ResponderExcluir
  5. Mas ahh Dr Parabéns

    Villanova

    ResponderExcluir
  6. parabens pelo título e pelo nosso jogo emocionante,pois você é um dos melhores botonistas que eu vi jogar e um ser humano fantastico!abração do cabrito!

    ResponderExcluir
  7. PROFESSOR,
    TÔ CANSADO DE TE PARABENIZAR A CADA CAMPEONATO (KKKKKKKKKKKKK) CONQUISTA ESPERADA E MERECIDA!
    ABRAÇO DO CESTARI JR...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TÚNEL DO TEMPO: VH EM POA, 1983!

VENDO CHUTEIRA LOTTO!

LIGA GAÚCHA FM: CALENDÁRIO 2023!